A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Ellen de Albuquerque Rodrigues Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN
  • Eunice de Albuquerque Silva FACUC
  • Eunice Nogueira Martins Nunes Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Luciana Nogueira Martins Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN
  • Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares Faculdade Afirmativo
  • Selma de Albuquerque Rodrigues Faculdade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6689

Palabras clave:

Formação Lúdica. Professor. Criança. Saberes e Fazeres.

Resumen

O objetivo principal deste artigo é discutir a importância da formação lúdica para educadores da primeira infância. Justificamos a mesma intenção, pois assumimos que, se as brincadeiras fazem parte do universo infantil, deve ser prioritária a sua presença durante a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam neste nível de ensino. Outro fator que comprova a relevância deste estudo envolve a ausência de experiências lúdicas nos cursos de formação de professores no Brasil. Do ponto de vista prático, os programas geralmente são voltados para o conhecimento teórico, sem se preocupar em dar aos alunos exposição à criança desde o início de sua formação. O brincar envolve desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicológico e emocional, por isso os educadores da primeira infância precisam de uma formação adequada para trabalhar com as crianças, uma formação voltada para a dimensão lúdica, para que o jogo seja estimulado em sala de aula.

 

Biografía del autor/a

Ellen de Albuquerque Rodrigues, Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela FACIPAN.

Eunice de Albuquerque Silva, FACUC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela FACUC.

Eunice Nogueira Martins Nunes, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Graduada em Matemática pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela INVEST, Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Luciana Nogueira Martins, Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN

Graduação em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela FACIPAN

Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativo.

Selma de Albuquerque Rodrigues, Faculdade Castelo Branco

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Castelo Branco.

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Rodrigues, E. de A. ., Silva, E. de A. ., Nunes, E. N. M. ., Martins, L. N. ., Soares, R. A. de C. ., & Rodrigues, S. de A. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1159–1175. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6689