TIPOLOGIA DE ESCOLAS RURAIS NO TERRITÓRIO DO VALE DE SÃO FRANCISCO NA BAHIA/BRASIL

Autores/as

  • Lícia Mara Marinho da Silva Universidad Nacional de Rosario- Argentina
  • Vicente Brandão Filho Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6632

Palabras clave:

Educação do campo. Pedagogia alternada. Território. Escola Agrícola Familiar.

Resumen

O objetivo deste trabalho é caracterizar a estrutura funcional das escolas rurais existentes no território do Vale do São Francisco, a partir de pesquisa bibliográfica e leitura de documentos elaborados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Foram analisados ​​os seguintes documentos oficiais: as diretrizes operacionais da educação do campo no Brasil, as referências curriculares nacionais da educação do campo e o debate sobre as diretrizes operacionais da educação na Bahia. Além de artigos científicos recentes que abordam a pedagogia da alternância nas escolas rurais. De acordo com a classificação estadual, na Bahia, funcionam no campo os seguintes tipos de Escolas: escolas familiares agrícolas; escolas quilombolas, escolas agrotécnicas estaduais, denominadas CEETEPs – Centros Territoriais Estaduais de Educação, e escolas de assentamentos da reforma agrária. Neste estudo, é possível observar uma inovação na formação de nível profissional, que consiste na elaboração e execução dos estudos do projeto profissional do jovem - PPJ, sendo reconhecido nas escolas familiares Agrícolas-Efa, como instrumento pedagógico e para os sujeitos como projeto de vida, que trabalham com a pedagogia alternada. Nessa linha estão a Escola Família Agrícola de Sobradinho, no município de Sobradinho-Ba, e a Escola Família Agrícola Monte Santo, em Monte Santo-Ba. E a escola da rede pública municipal, ERUM-Escola Rural de Massaroca, em Juazeiro-BA. Esta escola funciona como modelo de pedagogia alternada, onde os alunos passam um período de aulas com estudos direcionados à escola, e outra parte da atividade em casa, na sua propriedade. Este modelo educacional para o homem do campo, representa o resgate da cultura e o sentido de viver no campo com dignidade, fazendo com que seus alunos enxerguem o lugar a partir de sua realidade, podendo adquirir conhecimentos significativos e serem praticados em sua propriedade ou comunidade. , promovendo a transformação de seu ambiente. A Pedagogia da Alternância contribui para esse princípio da educação do campo, ao propor em suas diretrizes uma articulação entre teoria e prática, por meio da alternância do tempo pedagógico: ora no ambiente escolar e ora no ambiente da empresa familiar.

Biografía del autor/a

Lícia Mara Marinho da Silva, Universidad Nacional de Rosario- Argentina

Doctoranda en Educación por la UNR -Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre Engenharia de Alimentos pela UFSC, Univ. Federal de Santa Catarina. E- mail: liciamara2010@hotmail.com.

Vicente Brandão Filho, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Cursos de Ciências Contábeis da UNEB- Universidade do Estado da Bahia. 

 

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Silva, L. M. M. da ., & Brandão Filho, V. . (2022). TIPOLOGIA DE ESCOLAS RURAIS NO TERRITÓRIO DO VALE DE SÃO FRANCISCO NA BAHIA/BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 133–138. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6632