TIPOLOGIA DE ESCOLAS RURAIS NO TERRITÓRIO DO VALE DE SÃO FRANCISCO NA BAHIA/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6632Palabras clave:
Educação do campo. Pedagogia alternada. Território. Escola Agrícola Familiar.Resumen
O objetivo deste trabalho é caracterizar a estrutura funcional das escolas rurais existentes no território do Vale do São Francisco, a partir de pesquisa bibliográfica e leitura de documentos elaborados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Foram analisados os seguintes documentos oficiais: as diretrizes operacionais da educação do campo no Brasil, as referências curriculares nacionais da educação do campo e o debate sobre as diretrizes operacionais da educação na Bahia. Além de artigos científicos recentes que abordam a pedagogia da alternância nas escolas rurais. De acordo com a classificação estadual, na Bahia, funcionam no campo os seguintes tipos de Escolas: escolas familiares agrícolas; escolas quilombolas, escolas agrotécnicas estaduais, denominadas CEETEPs – Centros Territoriais Estaduais de Educação, e escolas de assentamentos da reforma agrária. Neste estudo, é possível observar uma inovação na formação de nível profissional, que consiste na elaboração e execução dos estudos do projeto profissional do jovem - PPJ, sendo reconhecido nas escolas familiares Agrícolas-Efa, como instrumento pedagógico e para os sujeitos como projeto de vida, que trabalham com a pedagogia alternada. Nessa linha estão a Escola Família Agrícola de Sobradinho, no município de Sobradinho-Ba, e a Escola Família Agrícola Monte Santo, em Monte Santo-Ba. E a escola da rede pública municipal, ERUM-Escola Rural de Massaroca, em Juazeiro-BA. Esta escola funciona como modelo de pedagogia alternada, onde os alunos passam um período de aulas com estudos direcionados à escola, e outra parte da atividade em casa, na sua propriedade. Este modelo educacional para o homem do campo, representa o resgate da cultura e o sentido de viver no campo com dignidade, fazendo com que seus alunos enxerguem o lugar a partir de sua realidade, podendo adquirir conhecimentos significativos e serem praticados em sua propriedade ou comunidade. , promovendo a transformação de seu ambiente. A Pedagogia da Alternância contribui para esse princípio da educação do campo, ao propor em suas diretrizes uma articulação entre teoria e prática, por meio da alternância do tempo pedagógico: ora no ambiente escolar e ora no ambiente da empresa familiar.
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