COLETÂNEA- AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO INCLUSIVO

Autores/as

  • Ana Angélica Martins Bessa FAEL
  • Eunice Pereira da Silva Faculdade Plus
  • Maria da Conceição Borges de Campos Universidade Estadual vale do Acarau
  • Maria do Socorro Pinho de Queiroz Plus organizacional
  • Raquel Ricarte da Silva Universidade interamericana
  • Serli Araujo da Rocha

Palabras clave:

Gestão escolar. Formação docente. Prática docente., Educação. Criança, Professor. Inclusão.

Resumen

O orbe da educação tem uma amplitude temática que possibilita  inúmeras abordagens. Assim, o Livro digital, COLETÂNEA-AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO INCLUSIVO faz um rebuscado compilamento das discussões atuais sobre temas sensíveis à educação brasileira.

O livro em aludo é composto por 6 capítulos exploratórios de temáticas desafiadoras e contemporâneas, dentre eles, a formação dos professores no que tange a gestão escolar no âmbito da atualidade. O capítulo seguinte, as discussões se centram na escola enquanto o direito primal das crianças. O terceiro capítulo aborda o rol de desafios próprios da gestão educacional de unidades de ensino públicas. Na sequência, as discussões transcorrem sobre a importância das ferramentas lúdicas no atendimento das crianças com TEA — Transtorno do Espectro Autista no contexto do ensino formal a partir da tríade, sociedade, escola e família, com vista a efetiva inclusão.

O 5º capítulo aborda a gestão escolar no âmbito da Educação Infantil com enfoque no desenvolvimento ominilateral das crianças matriculadas em creches e classes pré-escolares.  Em termo, o livro apresenta importantes discussões acerca da importância do atendimento educacional especializado como uma valiosa ferramenta para o necessário suporte às crianças com necessidades especiais, e  para garantir o desenvolvimento adequado no interior das escolas.

   Ante o exposto, desejo a você leitora e leitor, uma excelente leitura!

                                                                                                                                                                                                                       Com carinho!

Biografía del autor/a

Ana Angélica Martins Bessa, FAEL

Especialista no AEE- Plus organizacional. MBA Psicologia organizacional do Trabalho - Plus organizacional Pedagogia corporativa e empresarial - Fael. E-mail: anamix25@hotmail.com

Eunice Pereira da Silva, Faculdade Plus

Especialista em Gestão e Coordenação Escolar  - Faculdade Plus. Especialista em Educação Infantil - Faculdade Plus. Especialização em autismo, dislexia e TDAH - Faculdade Plus. E-mail: eunicepereira.silva@gmail.com

Maria da Conceição Borges de Campos, Universidade Estadual vale do Acarau

Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual vale do Acarau. Pós graduação em educação infantil e anos iniciais. E-mail: scheilla.mcampos@gmail.com.

Maria do Socorro Pinho de Queiroz, Plus organizacional

Graduada em Pedagogia UVA. Especialista no AEE - Plus organizacional. MBA Psicologia Organizacional e do Trabalho - Plus organizacional. E-mail: socorroqueiroz8853@gmail.com

Raquel Ricarte da Silva, Universidade interamericana

 Mestranda em Ciências da educação- Universidade interamericana.

Serli Araujo da Rocha

Formação: Pós- graduação em Gestão escolar. E-mail: serliflor.rocha@gmail.com

Publicado

2022-08-24

Cómo citar

Bessa, A. A. M. ., Silva, E. P. da ., Campos, M. da C. B. de ., Queiroz, M. do S. P. de ., Silva, R. R. da ., & Rocha, S. A. da . (2022). COLETÂNEA- AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO INCLUSIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–168. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6555

Número

Sección

E-books

Categorías