APOIO E DIREITOS SOCIAIS À CRIANÇA COM MICROCEFALIA: CUIDADORES ENFRENTANDO DESAFIOS

Autores/as

  • Andréa Cristina de Souza  Silva Hospital Federal Universitário de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6338

Palabras clave:

Direitos. Apoio social. Garantia. Pessoas com deficiência.

Resumen

O acesso aos direitos sociais estão previsto em legislação específica, sendo a inclusão destes direitos uma forma de minimalização das diferenças sociais. A luta das famílias pelo cumprimento destes direitos é um fator de extrema preocupação, uma vez que o não cumprimento destes, são violações ao principio da dignidade humana. Objetivo: Demonstrar a falta de apoio social às famílias e às crianças com microcefalia, no enfrentamento do desafíos que a deficiencia impõe. Conclusão: Mesmo com as leis específicas para os grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade e das pessoas com deficiencia, são encontradas dificuldades na garantia e oferta desses direitos, sendo estes supridos muitas vezes por organizações não-governamentais.

Biografía del autor/a

Andréa Cristina de Souza  Silva, Hospital Federal Universitário de Sergipe

Doutora em Psicologia Social pela Universidad John F. Kennedy; Neuropsicopedagoga e Pedagoga Hospitalar do Hospital Federal Universitário de Sergipe. E-mail: andreacr18@gmail.com.

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Silva, A. (2022). APOIO E DIREITOS SOCIAIS À CRIANÇA COM MICROCEFALIA: CUIDADORES ENFRENTANDO DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 114–122. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6338