ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA TRANSFORMANDO O LÚDICO EM POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Cleide Aparecida Pereira Cirino Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Célia de Siena Rodrigues de Siqueira Instituto Cuiabano de Educação- ICE
  • Yara Juira Ribeiro de Oliveira Universidade de Várzea Grande - UNIVAG
  • Layra Milena da Silva Suquere Faculdade Integrada de Várzea Grande- FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6321

Palabras clave:

Imaginação. Valorização. Diversidade.

Resumen

A infância é um conjunto de aperfeiçoamento, construção e saberes que precisa ser compreendido em toda a trajetória da criança até chegar à vida adulta.  Fazendo uso da imaginação com a arte do brincar, do jogar, de se envolver nas cantigas, nas brincadeiras de rodas, faz parte da interação, onde a criança aprende a socializar com seus pares é como criar um mundo novo repleta de sonhos e fantasias. Este processo de adaptação inicia na educação infantil e vai se estendo até chegar ao inicio do ensino fundamental. Essa etapa é um momento de preparação, de desafios e descobertas, conhecimento e aprendizagem, permitindo que a criança explore o espaço escolar valorizando do direito de aprender e assim contribuindo com a construção de sua identidade.

Biografía del autor/a

Cleide Aparecida Pereira Cirino, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, E-mail: cleidecidinha@hotmail.com.

Célia de Siena Rodrigues de Siqueira, Instituto Cuiabano de Educação- ICE

Especialista em Educação Infantil e Especial – Instituto Cuiabano de Educação- ICE. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo.

Yara Juira Ribeiro de Oliveira, Universidade de Várzea Grande - UNIVAG

Especialista em Educação Infantil – Universidade de Várzea Grande - UNIVAG. Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UNEMAT.

Layra Milena da Silva Suquere, Faculdade Integrada de Várzea Grande- FIAVEC

Especialista em Educação Especial e Inclusão com Ênfase em AEE pela Faculdade Integrada de Várzea Grande- FIAVEC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Integrada Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, mantida pelo Instituto Cuiabano de Educação ICE.

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Cirino, C. A. P. ., Siqueira, C. de S. R. de ., Oliveira, Y. J. R. de ., & Suquere, L. M. da S. . (2022). ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA TRANSFORMANDO O LÚDICO EM POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 252–262. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6321