GESTÃO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, OCORRIDAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Ursula Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Francisco Emerson Vale Costa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6139

Palabras clave:

Gestão Territorial. Conflitos territoriais. Amazônia. São Miguel do Guamá. Indústria Cerâmica.

Resumen

O presente trabalho fomenta o debate sobre organização territorial em São Miguel do Guamá-PA a partir das modificações urbanas na Amazônia a partir da segunda metade do século XX, período em que houve grandes processos de exploração e modificações nas estruturas urbanas amazônicas. As modificações possibilitaram que São Miguel do Guamá se tornasse um dos maiores polos cerâmicos da região Norte, em decorrência de fatores migratórios e novos interesses pelos recursos naturais. Esses breves apontamentos levam a refletir sobre forma de gestão territorial em São Miguel do Guamá visando atender os diferentes interesses pelo território e assim amenizar possíveis conflitos. Para tal situação compreende-se a importância de analisar as etapas de transformações socioespaciais na região amazônica, para elaborar propostas de gestão territorial que sejam includentes.

Biografía del autor/a

Ursula Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e membro do grupo de pesquisa ABC. E-mail: ursularodrigues2013@hotmail.com.

 

Francisco Emerson Vale Costa, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGG\UEPA. Líder do ABC - Grupo de pesquisa Amazônia, Bacias Hidrográficas e Cidades (UEPA) emersonvale@yahoo.com.br

Publicado

2022-07-08

Cómo citar

Silva, U. R. da ., & Costa, F. E. V. . (2022). GESTÃO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, OCORRIDAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1861–1882. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6139