CIRCULARIDADES E INTERCULTURALIDADES: PERCURSOS E TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5514Palabras clave:
EJA Indígena. Interculturalidade. Educação Escolar Indígena.Resumen
Pensar as tessituras existentes entre a educação de jovens e adultos indígenas e a interculturalidade, seus sentidos e significados, constitui o propósito central desse artigo. Desse modo, realizamos revisão de literatura e atualização do estado da arte sobre a temática, analisando o panorama sociohistórico, os marcos legais e as políticas públicas da EJA no Brasil, debatendo seus percursos, limites, possibilidades e implicações, que refletem sobre conceitos e categorias centrais na EJA indígena e se entrelaçam nas especificidades e atravessamentos epistemológicos. As análises revelam as lutas políticas dos povos indígenas na retomada de seus territórios etnoeducacionais, visando à efetivação de uma educação escolar indígena diferenciada, intercultural e decolonial; situando o chão da EJA indígena enquanto espaço de afirmação e legitimação da cultura e da resistência, que acolhe e reverencia os saberes, as especificidades e as potencialidades dos jovens e adultos indígenas, em processos retroalimentados, intermitentes e circulares.
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