A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO EM ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA LOGOTERAPIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Rebeca Feitosa Dantas Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Mateus Nunes Leite Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Clauberson Sales do Nascimento Rios Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5211

Palavras-chave:

Adolescência. Educação. Sentido da Vida. Suicídio. Logoterapia.

Resumo

No presente artigo se propôs realizar uma revisão narrativa tendo como objetivo a discussão a respeito do fenômeno do suicídio na adolescência, trazendo considerações de como a perspectiva teórica da Logoterapia e seu aspecto educativo podem favorecer para a prevenção dessa conduta autodestrutiva nessa fase em específico. A metodologia utilizada na pesquisa trata-se da bibliográfica, quanto à abordagem deu-se à pesquisa qualitativa, com método de pesquisa básica, realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa. Nesse sentido, buscou-se estabelecer um percurso que contemplasse os desafios dessa etapa do desenvolvimento humano para então chegar na educação, baseada nos princípios de uma análise existencial, como meio possibilitar uma experiência de sentido nos sujeitos, que operaria enquanto fator preventivo de tendências suicidas.

Biografia do Autor

Rebeca Feitosa Dantas, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau E-mail: rebecafeitosa2101@gmail.com.

Mateus Nunes Leite Barbosa, Universidade de Fortaleza

Graduado em psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Clauberson Sales do Nascimento Rios, Uninassau

Mestre em Psicologia Docente da Uninassau.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Dantas, R. F. ., Barbosa, M. N. L. ., & Rios, C. S. do N. . (2022). A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO EM ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA LOGOTERAPIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 618–635. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5211