A ÉTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Iris Neles Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Lucineide Silva de Lima ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Maria José Monteiro Dantas ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Vania Duarte da Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5162

Palavras-chave:

Ética. Ensino Fundamental. Escola.

Resumo

O estudo ora apresentado visa discutir a importância da temática ética no contexto escolar da educação básica. E tem como questionamento qual a contribuição da ética no ensino fundamental para a formação dos estudantes. Fundamenta-se em uma metodologia de caráter qualitativo a partir de uma revisão bibliográfica. E os resultados apontaram que a ética é uma temática importante para a formação dos estudantes, pois amplia seu papel como cidadão e também o faz compreender o mundo a sua volta de modo que possam tomar suas próprias decisões sobre suas ações.

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005. Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim. Mestre em Ciências da educação . Doutorando em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com

Iris Neles Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Letras Português UFRN 1986/1990. Professora efetiva do Estado RN . Pós- graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica. Pós- graduada em Psicopedagogia. Pós graduada em Educação especial. Pós graduada em Educação Infantil. Pós- graduanda em Educação e novas tecnologias.  Mestra em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: irissilva2013c@hotmail.com.

Lucineide Silva de Lima, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia – UNINASSAU 2006/2010. Professora contratada São Jose de Mipibu. Pós- graduada em Psicopedagogia. Pós- graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas. Pós- graduanda em Libras. Mestra em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: luciriccelly@hotmail.com

Maria José Monteiro Dantas, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Professora efetiva Baía Formosa. Pós graduada em Psicopedagogia. Pós graduada em Docência do Ensino Superior. Mestra em educação ISE – Instituto Superior de Educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: mariajosemonteirodantas@gmail.com

Vania Duarte da Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia UFRN. Pós- graduada em coordenação pedagógica FAL.  Mestra em educação ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: vaniaduarte17@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Damasceno Neto, A. R. ., Silva, I. N. ., Lima, L. S. de ., Dantas, M. J. M. ., & Silva, V. D. da . (2022). A ÉTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1604– 1615. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5162