IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

doi.org/10.29327/4429134

Autores/as

  • Isete da Silva Sousa Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palabras clave:

Charge. Ensino. Criticidade.

Resumen

Este trabalho aborda o gênero textual charge no âmbito do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Com o auxílio da charge almeja-se conseguir o desdobramento de infindas possibilidades, na prática, de um ensino aprimorado e conhecimento abrangente, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, já que o gênero em questão expõe de forma crítica, humorística e sarcástica os mais diversos temas concernentes à sociedade. Pelo estudo de charges, utilizadas nas diversas esferas e perpassando pelo social, político, histórico e cultural, intenta-se demonstrar as suas funções, características e os recursos linguísticos responsáveis pela sua significação, fazendo o possível para incutir e aumentar, no aluno, suas capacidades linguísticas e discursivas, partindo do princípio de uma compreensão dialética e crítica da realidade atual globalizada. Diante disso, a abordagem bibliográfica foi o instrumento utilizado para contribuir para desenvolvimento deste trabalho que, dentre outros, intercala os conhecimentos fundamentados nas teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), dentre outros.

Biografía del autor/a

Isete da Silva Sousa, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Licenciatura Plena  em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Com habilitação em Língua Portuguesa, Francesa e suas respectivas literaturas. Pós- graduanda em etodologia do ensino de língua portuguesa e estrangeira. E-mail: isete.luty@gmail.com.

Publicado

2021-01-27

Cómo citar

Sousa, I. da S. . (2021). IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: doi.org/10.29327/4429134. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 13. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/487