IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
doi.org/10.29327/4429134
Palabras clave:
Charge. Ensino. Criticidade.Resumen
Este trabalho aborda o gênero textual charge no âmbito do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Com o auxílio da charge almeja-se conseguir o desdobramento de infindas possibilidades, na prática, de um ensino aprimorado e conhecimento abrangente, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, já que o gênero em questão expõe de forma crítica, humorística e sarcástica os mais diversos temas concernentes à sociedade. Pelo estudo de charges, utilizadas nas diversas esferas e perpassando pelo social, político, histórico e cultural, intenta-se demonstrar as suas funções, características e os recursos linguísticos responsáveis pela sua significação, fazendo o possível para incutir e aumentar, no aluno, suas capacidades linguísticas e discursivas, partindo do princípio de uma compreensão dialética e crítica da realidade atual globalizada. Diante disso, a abordagem bibliográfica foi o instrumento utilizado para contribuir para desenvolvimento deste trabalho que, dentre outros, intercala os conhecimentos fundamentados nas teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), dentre outros.
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