COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E BNCC: A PROMOÇÃO DE EQUIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4576Palabras clave:
Equidade. BNCC. Coordenação pedagógica.Resumen
O presente estudo analisa a presença e a prática da equidade nas escolas por meio da percepção de coordenadores pedagógicos. Considerando que a equidade é um valor essencial para garantir a igualdade democrática dos estudantes à educação de qualidade e que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propicia que o debate sobre a equidade se desloque da esfera legal para as práticas pedagógicas, compreender tal realidade se manifesta relevante. Nossa fundamentação teórica foi construída a partir dos estudos de Almeida (2021), Frangella (2020), Freitas (2007), Perez (2018), Sousa (2020), entre outros, os quais discutem sobre equidade na educação, BNCC e a atuação do coordenador pedagógico. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com coordenadores pedagógicos. Os resultados apontaram que os coordenadores pedagógicos reconhecem a presença da equidade na escola como um elemento que contribui para a aprendizagem dos estudantes, considerando suas individualidades, e que a Pedagogia de Projetos é um mecanismo para promover a equidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY