ORDENAMENTO TERRITORIAL PARA GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM MOÇAMBIQUE- ASPETOS LEGAIS

Autores/as

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo de Paula e Souza Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique
  • David Benjamim Chichango Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4533

Palabras clave:

Moçambique. Ordenamento. Território. uso ocupação. terra.

Resumen

A urbanização, o crescimento de bairros suburbanos sem o acompanhamento por serviços básicos ligados ao ordenamento do território, os fluxos migratórios internos, entre outros factores, têm desafiado a governação e toda a sociedade a enfrentar novas realidades. A ocupação desordenada da terra, provocada pelo aumento da procura de lugar para habitação, tem sido um dos factores que contribui para a degradação do meio ambiente, facto que é notório em Moçambique, e neste contexto, o presente estudo pretende discutir o ordenamento do território em Moçambique, apresentando os pressupostos legais desta matéria, num país que observa crescimento urbano sem acompanhamento de seguimento da legislação vigente. Pretende-se trazer consciência às lideranças no sentido de estarem atentas ao processo de ocupação e uso da terra para que este processo seja monitorado com base na legislação vigente. Para realização do presente estudo recorreram-se as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que os resultados mostram que o país possui uma legislação bastante forte que poderia atender aos processos de ordenamento do território e desta forma reduzir e corrigir os erros da ocupação desordenada da terra. As autoridades, a todos os níveis de governação, são chamadas a monitorar os processos de ocupação e uso da terra através da aplicação da legislação vigente.

Biografía del autor/a

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais – Brasil. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique.   E-mail: m.conjo@hotmail.com. 

Paulo de Paula e Souza, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Mestrando em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Gestor. Licenciado em Gestão e Direito Privado. Unirsity of South Africa. Pos- Graduação em Administração de Empresas, University of South Africa. E-mail: ppsouza@hotmail.com.

David Benjamim Chichango, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Mestrando em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. - Prof de Geografia, Licenciado em Ensino de Geografia, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. E-mail: davidchitlhango@gmail.com.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Conjo, M. P. F., Souza, P. de P. e ., & Chichango, D. B. . (2022). ORDENAMENTO TERRITORIAL PARA GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM MOÇAMBIQUE- ASPETOS LEGAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 24–42. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4533