POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO: A BUSCA PELA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO BRASIL E AS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
doi.org/10.29327/217514.7.1-24
Palabras clave:
Avaliações externas. Formação de professores. Concepções de aprendizagem. Jean Piaget.Resumen
O artigo traz reflexões a respeito de práticas de alfabetização a partir dos cursos oferecidos pelo governo através das políticas públicas. Analisa os reflexos das formações na prática pedagógica de professores alfabetizadores a partir de observações em uma escola municipal de Porto Alegre. Tem como base teórica: Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1984), Ângela Kleiman (1995) e Magda Soares (1990; 2003). Assim como Jean Piaget (1983), pesquisador e autor da epistemologia genética. Contextualiza a alfabetização nas escolas públicas do Brasil, a partir de alguns questionamentos: As políticas públicas de formação de professores têm trazido resultados positivos nas avaliações externas? Como os professores compreendem o desenvolvimento da aprendizagem?
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