ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BAIANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

doi.org/10.29327/217514.7.1-16

Autores/as

  • Adriano Martins Ribeiro Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas- BA

Palabras clave:

Educação. Impactos.  Relações étnico-raciais. Lei 10.639/2003.

Resumen

A Bahia formou-se como um território multicultural, pluri étnico, mas que ainda convive com os resquícios do processo colonizador, prevalecendo a discriminação racial e a exclusão do segmento negro da sociedade. Dessa forma, buscou-se analisar as dificuldades de implementação da Lei 10.639/2003 no ensino. Para esse fim, partiu-se de uma metodologia de sistematização de estudos bibliográficos, de forma qualitativa, produzidos nos últimos dez anos e que foram realizados em cidades baianas, trazendo os principais apontamentos responsáveis pelos entraves para inclusão do Ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira nas escolas de ensino básico. Assim, as principais dificuldades na implementação da referida legislação foram a falta de desconhecimento da lei que rege o ensino étnico-racial, a falta de preparo acadêmico dos docentes, material didático inexistente ou incompleto e a falta de inclusão de políticas públicas mais eficientes para erradicar o racismo a partir de um ensino plural e universal.

Biografía del autor/a

Adriano Martins Ribeiro, Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas- BA

Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas- BA, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Docência do Ensino Superior, pós-graduando em Educação e Direitos Humanos pelo Instituto Brasileiro de Formação (2020). E-mail: adrianno_martins@hotmail.com.

Publicado

2021-01-30

Cómo citar

Ribeiro, A. M. . (2021). ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BAIANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: doi.org/10.29327/217514.7.1-16. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 16. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/444