DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Vando Madureira Ferreira Faculdade Mantenense dos Vales Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3981

Palabras clave:

Formação docente. Identidade. Prática. Capacidades. Habilidades.

Resumen

Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a docência no ensino superior, cujo objetivo é orientar atuais e futuros profissionais sobre a identidade e a prática da profissão docente no ensino superior. Para tanto, foram selecionadas como referências artigos e livros publicados nos últimos dezesseis anos, que pudessem contribuir para a compreensão da realidade e das necessidades relativas ao tema. Os resultados apontam que a qualidade de ensino da universidade e o trabalho do docente realizado em sala de aula, são de uma estreita relação. O desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e aprender estruturados dentro de um ambiente adequado é necessário para promover mudanças e inovações, levando a uma melhoria significativa dentro de sala de aula. Os cursos de ensino superior devem dar o suporte para os novos profissionais e cidadãos. Somente com a prática e desenvolvimento da atividade intelectual realizada de forma concreta e participativa tem-se a formação do ser integral. A metodologia do ensino superior deve levar o estudante a entender os mecanismos que levam ao aprendizado de forma consciente e independente, formando no estudante estratégias cognoscitivo geral a cada ciência, em função de analisar e resolver situações problemas.

Biografía del autor/a

Vando Madureira Ferreira, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais

 Licenciatura Plena em pedagogia: Faculdade Mantenense dos Vales Gerais INTERVALE-2021. Licenciatura Plena em História pela Universidade do Acaraú UVA 2010.  Pós-Graduado em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Faculdade Intervale 2021   Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela faculdade FACEL- 2019.  Pós-Graduado em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas FATECH 2018.  Pós-Graduado em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Tecnologia do Estado do Amapá IFAP-2016.  Pós-Graduado em História Africano e Afro-brasileiro pela Faculdade ATUAL-2013.  E-mail: ferreiramadureira@hotmail.com

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Ferreira, V. M. . (2022). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1360–1373. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3981