UNIDADE DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS COMPORTAMENTOS ONDULATÓRIO E CORPUSCULAR DA LUZ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3967Palabras clave:
Ensino de Física. Natureza da luz. Conflito cognitivo. Experimentação. História da Física.Resumen
Ensinar conceitos relativos à natureza da luz, não é tarefa simples. A abordagem presente nos livros é escassa e suscita pouca discussão. Nesse contexto, o presente artigo objetiva apresentar uma proposta, baseada no conflito cognitivo, sobre a natureza da luz, utilizando a experimentação do tipo demonstrativa, a História da Física e simulações computacionais do PhET. A UD (unidade Didática) foi desenvolvida no ensino médio e testada no 2º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O percurso, para planejamento e execução, foi dividido em etapas para satisfazer as especificidades da perspectiva cognitivista: 1. fase exploratória e, 2. elaboração e aplicação da unidade didática. A testagem da UD foi desenvolvida em seis aulas, que seguiram a proposição do percurso planejado e foi crucial para a validação da atividade, pois levou à reflexão quanto a importância de fatores ligados à subjetividade e garantidores do êxito no processo de ensino-aprendizagem da natureza dual da luz.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY