UNIDADE DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS COMPORTAMENTOS ONDULATÓRIO E CORPUSCULAR DA LUZ

Autores/as

  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Educação
  • Amadeu  Albino Junior Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Glória Fernandes do Nascimento  Albino Instituto Federal de Educação
  • Paulo Cavalcante da Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3967

Palabras clave:

Ensino de Física. Natureza da luz. Conflito cognitivo. Experimentação. História da Física.

Resumen

Ensinar conceitos relativos à natureza da luz, não é tarefa simples. A abordagem presente nos livros é escassa e suscita pouca discussão. Nesse contexto, o presente artigo objetiva apresentar uma proposta, baseada no conflito cognitivo, sobre a natureza da luz, utilizando a experimentação do tipo demonstrativa, a História da Física e simulações computacionais do PhET. A UD (unidade Didática) foi desenvolvida no ensino médio e testada no 2º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O percurso, para planejamento e execução, foi dividido em etapas para satisfazer as especificidades da perspectiva cognitivista: 1. fase exploratória e, 2. elaboração e aplicação da unidade didática. A testagem da UD foi desenvolvida em seis aulas, que seguiram a proposição do percurso planejado e foi crucial para a validação da atividade, pois levou à reflexão quanto a importância de fatores ligados à subjetividade e garantidores do êxito no processo de ensino-aprendizagem da natureza dual da luz.

Biografía del autor/a

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2011) e Bacharel em Química do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015), com mestrado em Ensino de Física - IFRN. O mesmo tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em ensino de Óptica e Física Morderna. Atualmente é Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL/Campus Piranhas, com Regime de Dedicação exclusiva. E-mail: felipe.freitas@ifal.edu.br

Amadeu  Albino Junior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Física na Área de Matéria Condensada, pelo Programa de Pós-Graduação em Física do Departamento de Física da UFRN. Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com Dedicação Exclusiva. Atua nas áreas de Ensino de Física e Divulgação Científica em parceria com pesquisadores de grandes centros de pesquisa como o CERN na Suíça, o Laboratório de Instrumentação em Física Experimental de Partículas em Lisboa/Portugal, a UERJ e a UFRN. Conhecido como Mago da Física, projeto que trabalha com propostas experimentais em ambientes virtuais e divulgação Científica. Egresso do Primeiro Programa PET (Programa de Educação Tutorial) em Física do Brasil. É um dos coordenadores do Clube de Ciência do IFRN.

Maria da Glória Fernandes do Nascimento  Albino, Instituto Federal de Educação

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Tem Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da UFRN. Fez a graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1992) onde também concluiu o Bacharelado em Biologia Marinha (UFRJ - 1994). Tem especialização em Educação Ambiental pela UNP - Universidade Potiguar (Natal/RN). Atuou na Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte (2000 a 2012) como professora e depois como Técnica Pedagógica na formação de professores da área de ciências da natureza, sendo responsável pelos laboratórios das escolas. Atuou como Orientadora Pedagógica do Centro de Educação Integrada Mais - CEI Mirassol, onde também foi professora de Biologia do Ensino Médio. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com ênfase na formação e orientação de professores, e na área de Biologia Geral, com ênfase em BIOLOGIA MARINHA. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) onde atua no Ensino Médio Integrado, no ensino superior e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Paulo Cavalcante da Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e energias alternativas. Energia solar fotovoltaica e eólica, também é pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística, Séries Temporais, Transições de Fases, Percolação e Propagação de Epidemias.

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Freitas, F. A. M. ., Albino Junior, A., Albino, M. da G. F. N., & Silva Filho, P. C. (2022). UNIDADE DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS COMPORTAMENTOS ONDULATÓRIO E CORPUSCULAR DA LUZ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1302–1319. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3967