O IMPACTO DO PROJETO COSMOS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO PARA AS OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA

Autores/as

  • Alexsandro Moraes de Brito Universidade Federal do Amazonas
  • Antonio Xavier Gil Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3840

Palabras clave:

Astronomia. Metodologia de Ensino. Projeto Cosmos.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto do Projeto Cosmos na formação científica dos estudantes do ensino básico nas olimpíadas de astronomia. Desta forma, traçou-se os seguintes objetivos específicos: identificar quais os conhecimentos científicos sobre astronomia que os estudantes possuíam antes de ingressarem no preparatório do Projeto Cosmos; verificar a forma com que o Projeto Cosmos vem trabalhando com os estudantes para as olimpíadas de astronomia; avaliar os conhecimentos científicos adquiridos pelos estudantes após as atividades preparatórias do Projeto Cosmos para as olimpíadas de astronomia; e analisar as percepções dos participantes sobre a atuação do Projeto Cosmos que indique o seu impacto. Em vista disto foi realizada a coleta de dados com os seguintes instrumentos: questionário estruturado direcionado aos estudantes na etapa inicial e na final do preparatório, com perguntas de múltipla escolha sobre conceitos de astronomia de modo remoto, observações e entrevistas direcionadas aos coordenadores do projeto e aos monitores-professores sobre as atividades do Projeto Cosmos, e por fim, dois questionários com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos alunos no início e no fim do preparatório. E, o tratamento dos dados foram através das análises dos resultados dos Questionários; análise de conteúdo das entrevistas, além de uma Análise descritiva da pesquisa. Traz como contribuição científica o registro do impacto do Projeto Cosmos na formação de conceito científicos no preparatório para as olimpíadas de Astronomia. Os resultados alcançamos, mostraram que o projeto cosmos teve um impacto muito grande na formação dos conceitos de astronomia dos estudantes do ensino fundamental e médio da cidade de Manaus, com uma metodologia teórica e prática de aulas a cada semana, que deram destaques e projetaram os alunos na participação das olimpíadas, inclusive com ganho de medalhas. Tendo uma boa percepção por parte dos alunos que foram motivados a continuar estudando sobre Astronomia.

Biografía del autor/a

Alexsandro Moraes de Brito, Universidade Federal do Amazonas

Discente no curso de licenciatura plena em física e bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 

Antonio Xavier Gil, Universidade Federal do Amazonas

 Doutor em fundamentos e métodos na Educação em Ciências e Matemática, Pesquisador da Universidade Federal do Amazonas e líder do Grupo ECIMATH, e atualmente orienta alunos de Mestrado, Graduação e PIBIC. E-mail: xavier2009xavier@gmail.com 

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Brito, A. M. de ., & Gil, A. . (2022). O IMPACTO DO PROJETO COSMOS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO PARA AS OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 649–661. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3840