OS DISCURSOS PRODUZIDOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS ENTRE OS ANOS DE 1944 E 1965

Autores/as

  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rafael Duarte Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosilda da Silva Feliciano Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3833

Palabras clave:

Estatísticas educacionais. Impressos pedagógicos. História da Educação.

Resumen

As estatísticas educacionais são elementos importantes para a organização dos sistemas escolares no Brasil e tendo em vista essa relevância, o presente trabalho tem como objetivo compreender as narrativas e discursos sobre a organização das estatísticas educacionais na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) para o âmbito do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Acerca da questão de pesquisa indagamo-nos: quais são as narrativas/discursos sobre as estatísticas educacionais na RBEP para o MEC/INEP? Ou ainda, como a revista apresentava os elementos organizacionais para a Estatística da Educação no âmbito do INEP? Esta pesquisa é de revisão bibliográfica e análise documental, tendo a RBEP como fonte primária. A metodologia de análise aplicada no processo de mapeamento dos documentos a serem manuseados neste estudo ocorreu no site da revista citada usando como descritor a palavra estatística, sem as aspas. Resultados parciais indicam a existência de dez documentos entre artigos e legislações que tratam sobre a temática da organização das estatísticas no espaço do MEC/INEP dos anos de 1944 a 1965. Concluímos também que ao ser criado o Convênio Interestadual de Estatísticas Educacionais em 1931 e o Serviço de Estatística da Educação e Cultura (SEEC), responsável pelas estatísticas da educação em todo o país no Ministério da Educação e Saúde em 1937, evidencia-se a importância da temática para a organização do ensino, bem como para melhor conhecer as nuances e especificidades de cada local.

Biografía del autor/a

Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5359-7208. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora na área de Fundamentos e políticas da educação na Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora da área de história da educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3621958893761776Email: naralid@yahoo.com.br.  

Rafael Duarte Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2344309691147809. E-mail: javier1936.rf@gmail.com.ORCID:https://orcid.org/0000-0003-0284-7865.Lattes: http://lattes.cnpq.br/0510250352314238. 

Rosilda da Silva Feliciano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1362-5790. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3151658187349920. E-mail: rosildafeliciano123@gmail.com.  

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4217-2914. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pesquisadora da área de história da educação. Lattes:. http://lattes.cnpq.br/7542482401254815. E-mail: olivianeta@gmail.com. 

 

 

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Carlos, N. D. ., Falcão, R. D. ., Feliciano, R. da S. ., & Medeiros Neta, O. M. de . (2022). OS DISCURSOS PRODUZIDOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS ENTRE OS ANOS DE 1944 E 1965. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 560–577. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3833