OS DISCURSOS PRODUZIDOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS ENTRE OS ANOS DE 1944 E 1965
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3833Palabras clave:
Estatísticas educacionais. Impressos pedagógicos. História da Educação.Resumen
As estatísticas educacionais são elementos importantes para a organização dos sistemas escolares no Brasil e tendo em vista essa relevância, o presente trabalho tem como objetivo compreender as narrativas e discursos sobre a organização das estatísticas educacionais na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) para o âmbito do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Acerca da questão de pesquisa indagamo-nos: quais são as narrativas/discursos sobre as estatísticas educacionais na RBEP para o MEC/INEP? Ou ainda, como a revista apresentava os elementos organizacionais para a Estatística da Educação no âmbito do INEP? Esta pesquisa é de revisão bibliográfica e análise documental, tendo a RBEP como fonte primária. A metodologia de análise aplicada no processo de mapeamento dos documentos a serem manuseados neste estudo ocorreu no site da revista citada usando como descritor a palavra estatística, sem as aspas. Resultados parciais indicam a existência de dez documentos entre artigos e legislações que tratam sobre a temática da organização das estatísticas no espaço do MEC/INEP dos anos de 1944 a 1965. Concluímos também que ao ser criado o Convênio Interestadual de Estatísticas Educacionais em 1931 e o Serviço de Estatística da Educação e Cultura (SEEC), responsável pelas estatísticas da educação em todo o país no Ministério da Educação e Saúde em 1937, evidencia-se a importância da temática para a organização do ensino, bem como para melhor conhecer as nuances e especificidades de cada local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY