PRINCIPAIS ATRIBUIÇOES SUPERVISOR EDUCACIONAL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Autores/as

  • Karla Suely Brasil da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Vanderleia Fernandes Barbosa Univeridade Estadual do Goias
  • Regina Mara Candida dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Francisco Silva Gomes Universidade Estadual do Piauí
  • Thiago dos Santos Nobre Instituto Federal de Rondônia
  • Severino Diego da Silva Universidade Estadual do Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3812

Palabras clave:

Gestão Democrática. Supervisão. Orientação. Professor. Parceria.

Resumen

O supervisor escolar é o profissional com habilitação em Pedagogia e/ou a nível de especialização, que executa serviços de supervisão e parceria pedagógica na escola, por isso é importante fomentar a importância desse profissional e seu papel na escola. O supervisor, tem o papel de atuar como o harmonizador do espaço escolar, uma vez este profissional não atua de forma isolada, tampouco como fiscal do professor, mas sim como um facilitador do trabalho pedagógico. Portanto o orientador escolar, atua como parceiro do supervisor educacional, na construção e desenvolvimento social e cultural do aluno, além de auxiliar os professores na mediação da aprendizagem ou nas dificuldades na aquisição de saber. O Serviço de Orientação Escolar é muito importante para as escolas, pois trata-se, de um profissional que tem o papel de mediar a relação entre professor, aluno, a família e a escola, além de ter papel fundamental na superação das dificuldades de aprendizagem apresentada pelos alunos no espaço escolar.

Biografía del autor/a

Karla Suely Brasil da Silva, Universidade Federal do Piauí

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. E- mail: karlabrasil@msm.com.

Vanderleia Fernandes Barbosa, Univeridade Estadual do Goias

Formada em Pedagogia pela Univeridade Estadual do Goias. E- mail: vanderleiabarbosa123@hotmail.com.

Regina Mara Candida dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Formada em Pedagogia  com Habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amapá. E- mail: reginamara722@gmail.com.

Francisco Silva Gomes, Universidade Estadual do Piauí

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. E- mail: gomesfsil@gmail.com

Thiago dos Santos Nobre, Instituto Federal de Rondônia

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia. E- mail: tsnobre90@gmail.com.

Severino Diego da Silva, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Formado em Ciencias Biologica pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú Campus Olinda PE. E-mail: diegopfbio87@hotmail.com

Publicado

2021-10-12

Cómo citar

Silva, K. S. B. da ., Barbosa, V. F. ., Santos, R. M. C. dos ., Gomes, F. S. ., Nobre, T. dos S. ., & Silva, S. D. da . (2021). PRINCIPAIS ATRIBUIÇOES SUPERVISOR EDUCACIONAL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3510– 3518. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3812