PRINCIPAIS ATRIBUIÇOES SUPERVISOR EDUCACIONAL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Authors

  • Karla Suely Brasil da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Vanderleia Fernandes Barbosa Univeridade Estadual do Goias
  • Regina Mara Candida dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Francisco Silva Gomes Universidade Estadual do Piauí
  • Thiago dos Santos Nobre Instituto Federal de Rondônia
  • Severino Diego da Silva Universidade Estadual do Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3812

Keywords:

Gestão Democrática. Supervisão. Orientação. Professor. Parceria.

Abstract

O supervisor escolar é o profissional com habilitação em Pedagogia e/ou a nível de especialização, que executa serviços de supervisão e parceria pedagógica na escola, por isso é importante fomentar a importância desse profissional e seu papel na escola. O supervisor, tem o papel de atuar como o harmonizador do espaço escolar, uma vez este profissional não atua de forma isolada, tampouco como fiscal do professor, mas sim como um facilitador do trabalho pedagógico. Portanto o orientador escolar, atua como parceiro do supervisor educacional, na construção e desenvolvimento social e cultural do aluno, além de auxiliar os professores na mediação da aprendizagem ou nas dificuldades na aquisição de saber. O Serviço de Orientação Escolar é muito importante para as escolas, pois trata-se, de um profissional que tem o papel de mediar a relação entre professor, aluno, a família e a escola, além de ter papel fundamental na superação das dificuldades de aprendizagem apresentada pelos alunos no espaço escolar.

Author Biographies

Karla Suely Brasil da Silva, Universidade Federal do Piauí

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. E- mail: karlabrasil@msm.com.

Vanderleia Fernandes Barbosa, Univeridade Estadual do Goias

Formada em Pedagogia pela Univeridade Estadual do Goias. E- mail: vanderleiabarbosa123@hotmail.com.

Regina Mara Candida dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Formada em Pedagogia  com Habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amapá. E- mail: reginamara722@gmail.com.

Francisco Silva Gomes, Universidade Estadual do Piauí

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. E- mail: gomesfsil@gmail.com

Thiago dos Santos Nobre, Instituto Federal de Rondônia

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia. E- mail: tsnobre90@gmail.com.

Severino Diego da Silva, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Formado em Ciencias Biologica pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú Campus Olinda PE. E-mail: diegopfbio87@hotmail.com

Published

2021-10-12

How to Cite

Silva, K. S. B. da ., Barbosa, V. F. ., Santos, R. M. C. dos ., Gomes, F. S. ., Nobre, T. dos S. ., & Silva, S. D. da . (2021). PRINCIPAIS ATRIBUIÇOES SUPERVISOR EDUCACIONAL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3510– 3518. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3812