O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores/as

  • Tatiane Ferreira  Gomes Faculdade Ieducare
  • Mary Helen Aragão  Sousa Universidade San Lorenzo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3588

Palabras clave:

Equipe Multidisciplinar. Formação Especializada. Pedagogia Hospitalar. Educação Contínua.

Resumen

Este trabalho trata da participação ativa do pedagogo no processo contínuo de ensino aprendizagem de estudantes em situação de hospitalização, abrangendo desde a apresentação da Pedagogia Hospitalar, definindo o papel do pedagogo e suas funções dentro do contexto que se apresenta, mostrando de forma ampla como se dá o trabalho prático desse profissional e sua importância para garantir os direitos do estudante sob seus cuidados. Expõe ainda a necessidade de um trabalho multidisciplinar efetivo, que transforme a teoria em prática de forma satisfatória. O objetivo geral dessa pesquisa é demonstrar a relevância da ação do profissional de pedagogia no ambiente hospitalar, se desdobrando nos objetivos específicos de analisar as formas de inclusão, na busca de compreender os desafios enfrentados pelos pedagogos para por em prática uma educação de qualidade dentro das limitações impostas pela situação do estudante em situação de internamento hospitalar .A metodologia utilizada é a revisão integrativa da literatura, a partir da busca de artigos relacionados à temática na plataforma online Scielo, que, quando analisados, proporcionaram a percepção sobre a importância da pedagogia hospitalar na contribuição do ensino de estudantes hospitalizados.

Biografía del autor/a

Tatiane Ferreira  Gomes, Faculdade Ieducare

Graduanda de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Ieducare - FIED, Tianguá-CE.
http://lattes.cnpq.br/0336540889464996

Mary Helen Aragão  Sousa, Universidade San Lorenzo

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo - UNISAL, Paraguai.
http://lattes.cnpq.br/9224229685697713

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Gomes, T. F., & Sousa, M. H. A. (2021). O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1437–1454. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3588