ENSAIO ACADÊMICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3560Palabras clave:
Educação profissional. Formação de professores. Desafios na formação docente.Resumen
O presente ensaio tem por objetivo levar a reflexão sobre a formação de professores para educação profissional e tecnológica, com o propósito de analisar as políticas de formação de professores para EPT, além de mapear e compreender a produção de conhecimento a respeito do assunto e evidenciar desafios e perspectivas para a formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil(EPT), apresentando para isso uma análise sobre como ocorre a formação de professores para atender as demandas desta modalidade de ensino, partindo de uma contextualização histórica e política de formação de docentes para EPT no Brasil. A metodologia empregada pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, a partir de obras de autores que examinam acerca da formação docente para atuar na EPT. Este ensaio acadêmico apresenta a seguinte estrutura: a) contextualização histórica e política da formação docente para EPT no Brasil; b) desafios e as perspectivas da formação de professores para a EPT no Brasil; c) considerações finais. Salienta-se, ainda que, a reflexão refere-se a um estudo específico e limitado que pode contribuir para o fomento das discussões a respeito do tema em questão.
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