ENSAIO ACADÊMICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Fabiana Elayne Barros Damasceno Faculdade Unyleya
  • Thiago Coelho Silveira Instituto Federal do Maranhão
  • Keylla Cristina Coelho Lima PROFEPT-IFMA
  • Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães PROFEPT-IFMA
  • Wender Roberto Barros de Oliveira
  • Soliana Carolina Sodré Nicacio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3560

Palabras clave:

Educação profissional. Formação de professores. Desafios na formação docente.

Resumen

O presente ensaio tem por objetivo levar a reflexão sobre a formação de professores para educação profissional e tecnológica, com o propósito de analisar as políticas de formação de professores para EPT, além de mapear e compreender a produção de conhecimento a respeito do assunto e evidenciar desafios e perspectivas para a formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil(EPT), apresentando para isso uma análise sobre como ocorre a formação de professores para atender as demandas desta modalidade de ensino, partindo de uma contextualização histórica e política de formação de docentes para EPT no Brasil. A metodologia empregada pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, a partir de obras de autores que examinam acerca da formação docente para atuar na EPT. Este ensaio acadêmico apresenta a seguinte estrutura: a) contextualização histórica e política da formação docente para EPT no Brasil; b) desafios e as perspectivas da formação de professores para a EPT no Brasil; c) considerações finais. Salienta-se, ainda que, a reflexão refere-se a um estudo específico e limitado que pode contribuir para o fomento das discussões a respeito do tema em questão.

Biografía del autor/a

Fabiana Elayne Barros Damasceno, Faculdade Unyleya

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA, Especialista em Engenharia Ambiental, em Docência do Ensino Superior e em Mediação de Conflitos e Arbitragem pela Faculdade Unyleya. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2010), em Geografia Bacharel pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Direito pela FACEM- Faculdade do estado do Maranhão. 

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em História (UNISINOS). Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA, Campus Presidente Dutra e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMA). 

Keylla Cristina Coelho Lima, PROFEPT-IFMA

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA. Possui graduação em Letras e especialista na área de língua espanhola. 

Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães, PROFEPT-IFMA

Mestranda do mestrado profissional PROFEPT-IFMA, possui graduação em Tecnologia em Eletrônica Industrial e em Licenciatura em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar;

Wender Roberto Barros de Oliveira

Especialista em engenharia de produção, especialista em logística empresarial e especialista em projetos. Bacharel em administração e teologia.

Soliana Carolina Sodré Nicacio

Especialista em gestão pública e graduada em turismo.

 

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Damasceno, F. E. B. ., Silveira, T. C. ., Lima, K. C. C. ., Magalhães, I. L. R. ., Oliveira, W. R. B. de ., & Nicacio, S. C. S. . (2021). ENSAIO ACADÊMICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1144–1159. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3560