A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESCOLA MUNICIPAL EMÉRITO NESTOR LIMA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3539Palabras clave:
Projeto Político Pedagógico. PPP. comunidade escolar. Gestão democrática.Resumen
O referido artigo científico trata da importância dada ao projeto político pedagógico em uma instituição de ensino de um bairro periférico no município de Parnamirim-RN, para tanto foi aplicado um questionário com 16 questões fechada para 25 professores dos 45 totais que existem na escola, além de conversas informais, nas quais pedimos permissão para anotar algumas respostas e enriquecer o trabalho de pesquisa, todos os resultados foram tabulados e os dados transformados em gráficos para ajudar na compreensão das respostas apuradas, então usamos como objetivos, verificar a existência do Projeto Político Pedagógico, analisar o processo de construção e aplicação prática do “PPP” na Escola Municipal Emérito Nestor Lima, no bairro Passagem de Areia em Parnamirim-RN. Diante disto procuramos entender o processo de divulgação, construção, aplicação e avaliação do “PPP” de uma escola municipal de ensino fundamental II, nosso resultados foram muito satisfatório, pois conseguimos perceber falhas na construção do projeto político pedagógico, onde os próprios professores não conseguem perceber a participação da comunidade escola na construção do projeto, outro resultado interessante foi quanto a divulgação do PPP escolar, os professores e a gestão não divulgam o documento, não explicam aos pais, responsáveis e alunos o que é um projeto politico pedagógico, e qual a sua importância para a escola e a qualidade da educação, nas entrevistas os professores relataram que não foram apresentados ao projeto político pedagógico quando chegaram na escola e também falaram que não percebem a aplicação do projeto político pedagógico na instituição.
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