ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO FORMAL EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3454Palabras clave:
Environmental education. Climate change. Teaching. Mozambique.Resumen
A educação ambiental é um processo contínuo e permanente de formação de uma população consciente para com os problemas ambientais, uma população que busca solução dos problemas ambientais presentes e que procura prevenir problemas ambientais futuros. Este artigo pretende compreender como a Educação Ambiental pode auxiliar na percepção das mudanças climáticas em Moçambique. Foram analisados os principais conteúdos de educcao ambiental seleccionados no ensino formal e as abordagens metodológicas da sua aplicação de modo a contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental nos alunos e consequente melhoria da qualidade ambiental rumo ao desenvolvimento sustentável. Para sua produção recorreu-se as pesquisas documental e bibliográfica, através de leitura, análise e selecção de diversos conteúdos que fazem parte deste. Analisados os programas de ensino, verificou-se que estão patentes conteúdos de educação ambiental tratando de matérias sobre os elementos do ambiente e as formas de preservação do ambiente, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais e Ciências Sociais no ensino primário e no ensino secundário nas disciplinas de Geografia, Física, Química, Biologia e Agropecuária, e são estratégias metodológicas escolhidas para o tratamento de conteúdos sobre a educação ambiental, a ilustração, a observação, interpretação, análise, síntese e avaliação de fenómenos físico-naturais, reflexão conjunta, discussão em grupos e visitas de estudo, não obstante, não há clareza na inclusão de conteúdos sobre mudanças climáticas nos programas de ensino. Torna-se importante a convergência entre os vários campos de abordagem, como o uso da relação entre a educação ambiental e mudanças climáticas para a formação de uma sociedade resiliente aos impactos das mudanças climáticas.
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