AS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS E INVESTIGATIVAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PARA A PROVÍNCIA DO HUAMBO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3413Palabras clave:
Competência tecnológica. Digital. Internet. NTIC´s, Ensino.Resumen
O presente Artigo, tem por objectivo estudar as competências tecnológicas, digitais e investigativas na educação, com maior realce aos estudantes dos cursos de formação de professores da província do Huambo, por constituir um instrumento de grande desafio na educação do Século XXI, onde novas oportunidades, e a escola devem contribuir e oferecerem aos seus alunos as mesmas oportunidades de acesso às NTIC´s, evitando desta maneira que surja desigualdade social no sistema educativo do País. Nesse sentido, as NTIC´s, devem ser abordadas como ferramentas ao serviço da aprendizagem, porque as transformações da sociedade contemporânea consolidam o entendimento da educação como um fenómeno que apresenta múltiplas facetas, o qual acontece em muitos lugares, institucionalizados para uma prática social. Diante dos desafios de ordem social, económica, política, científica, tecnológica e mesmo no âmbito da inovação, que o mundo vive, exige das instituições de ensino a adoptarem pelas transformações no processo pedagógico, trazendo estratégias metodológicas activas, diferenciadas que promovam mudanças nas práticas docentes tendo em vista uma aprendizagem significativa com o uso das NTIC´s. Urge assim, necessidade da expansão da Internet, dos recursos informáticos nas escolas e a necessidade de capacitar os professores da era tradicional, para conviver com os alunos da era digital, considerando a inclusão das Tecnologias digitais como recurso para construção de conhecimentos. Aos futuros professores, caberá considerar o ensino das matérias curriculares e também as habilidades a ser desenvolvidas para a sociedade de hoje, onde a Província do Huambo não pode ficar de fora.
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