AS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS E INVESTIGATIVAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PARA A PROVÍNCIA DO HUAMBO

Autores/as

  • Mário Graça da Costa Universidade Internacional Iberoamericana do México
  • Rosely Yavorski Universidade Internacional Iberoamericana do México
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidad de Jaén- Espanha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3413

Palabras clave:

Competência tecnológica. Digital. Internet. NTIC´s, Ensino.

Resumen

O presente Artigo, tem por objectivo estudar as competências tecnológicas, digitais e investigativas  na educação, com maior realce aos estudantes dos cursos de formação de professores da província do Huambo, por constituir um instrumento de grande desafio na educação do  Século XXI, onde novas oportunidades, e a escola devem  contribuir e  oferecerem  aos seus alunos  as mesmas oportunidades de acesso às NTIC´s, evitando desta maneira que surja   desigualdade social no sistema educativo do País. Nesse sentido, as NTIC´s, devem ser abordadas como ferramentas ao serviço da aprendizagem, porque as transformações da sociedade contemporânea consolidam o entendimento da educação como um fenómeno que apresenta múltiplas facetas, o qual acontece em muitos lugares, institucionalizados para  uma prática social. Diante dos desafios de ordem social, económica, política,  científica, tecnológica e mesmo no âmbito da inovação, que o mundo vive,  exige das instituições de ensino  a adoptarem pelas  transformações no processo pedagógico, trazendo estratégias metodológicas activas, diferenciadas que promovam mudanças nas práticas docentes tendo em vista uma aprendizagem significativa com o uso das NTIC´s.  Urge assim, necessidade da expansão da Internet, dos recursos informáticos nas escolas e a necessidade de capacitar os professores  da era tradicional, para conviver com os alunos da era digital, considerando a inclusão das Tecnologias digitais como recurso para construção de conhecimentos. Aos futuros professores, caberá considerar o ensino das matérias curriculares e também as habilidades a ser desenvolvidas  para a sociedade de hoje, onde a Província do Huambo não pode ficar de fora.

 

Biografía del autor/a

Mário Graça da Costa, Universidade Internacional Iberoamericana do México

Doutorando em Educação na linha de pesquisa em Organização e Gestão de Centro Educativos pela Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI MÉXICO e Docente Universitário na UNIC-Bié e no Instituto Superior Politécnico Caála – Angola -  Huambo. Mestre em Educação na  Especialidade  de Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidade Europeia de Atlântico – Espanha; Membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola, Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos – Angola. Pós – Graduado em Administração Autárquica pelo Instituto de Cooperação da Universidade de Lisboa em parceria com a UJES (pós Lato Sensu). Email: mario.graca@doctorado.unini.edu.mx

Rosely Yavorski, Universidade Internacional Iberoamericana do México

PhD em Educação Universidade Internacional Iberoamericana – UNINI-FUNIBER; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, Especialista em Educação Especial – Deficiência mental Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul - FAFIJAN, Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia, e Formação de professores com ênfase na educação a distancia Faculdade São Brás - FSB, Licenciada e Bacharelada em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá - UEM, Licenciada em Pedagogia – UniBF, Professora, Pesquisadora, membro dos grupos de investigação MASUNINI-BR e MEDERE. Linhas de pesquisa: Formação de professores. Gestão e Organização de Centros Escolares. Educação Ambiental. Dificuldades de Aprendizagem. Desenho Infantil. Psicomotricidade. E- mail: rose2013yavorski@gmail.com, ouyavorski2021rose@hotmail.comCurrículolattes: http://lattes.cnpq.br/4565501071163057  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9131-597X

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidad de Jaén- Espanha

Doutorado em Atividade Física e saúde pela Universidad de Jaén. É coordenadora do Grupo Pesquisa MASUNINI-BR, membro dos grupos de investigação: HUM790- Universidad de Jaén España  e Grupo AL Andalus, Univ. de Granada. Professora com 30 anos de carreira, atuando em todos os segmentos da educação, é membro da Comissão Editorial da Revista Geopantanal, UFCG. Atualmente Professora de Didática aplicada e Organização e gestão de centros educativos,  Diretora-Orientadora de tese doutoral na UNINI-MX, e UNINI PORTO RICO e professora e terapeuta na Associação de Fibromialgia de jaén, AFIXA.Linhas de pesquisa: Formação de professores; Multiculturalidade, Interculturalidade em educação; Educação Física e Gestão e Organização de centros escolares.  ORCID: https://orcid.org/0000-00011790-5438

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Costa, M. G. da ., Yavorski, R. ., & Santos e Campos, M. A. . (2021). AS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS E INVESTIGATIVAS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO PARA A PROVÍNCIA DO HUAMBO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 47–77. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3413