Concepções de Aprendizagem em Relatórios de Avaliação

doi.org/10.29327/4227751

Autores/as

  • Juliana Almeida Gonçalves Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Ensino fundamental; Avaliação; Concepções de aprendizagem.

Resumen

Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado.

 

 

 

Biografía del autor/a

Juliana Almeida Gonçalves Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autora do livro: Relatórios de Avaliação: O que revelam sobre concepções de aprendizagem. E-mail: profejuzinha@gmail.com.

 

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Fraga, J. A. G. . (2020). Concepções de Aprendizagem em Relatórios de Avaliação: doi.org/10.29327/4227751. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 79. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/334

Número

Sección

E-books

Categorías