Concepções de Aprendizagem em Relatórios de Avaliação
doi.org/10.29327/4227751
Keywords:
Ensino fundamental; Avaliação; Concepções de aprendizagem.Abstract
Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY