EDUCAÇÃO INTEGRAL OU ARRANJO CURRICULAR? Análise da Proposta de Educação Integral do Município de Salvador

doi.org/10.29327/217514.6.12-20

Autores/as

  • Tatiana Maria dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palabras clave:

Educação. Currículo. Educação Integral. Programa Mais Educação.

Resumen

Este trabalho objetiva-se analisar a concepção de currículo na Proposta de Educação Integral de tempo Integral implementada nas escolas públicas municipais de Salvador. Discutiam-se especificamente as abordagens tradicionais e críticas de currículo, enfatizando a importância desse artefato social na educação e sobretudo, na formação das pessoas. Analisam-se as principais concepções de educação integral, as proposições de Anísio Teixeira sobre o tema e o Programa Mais Educação. Reflete-se ainda sobre a mudança de paradigmas que vem contribuindo para novas concepções de currículo, abrindo a possibilidade para outras práticas pedagógicas. 



Biografía del autor/a

Tatiana Maria dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pedagoga, Psicopedagoga. Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal da Bahia.
(UFBA). Estudante especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Bahia. (UFBA). Coordenadora Pedagógica do município de Salvador- Bahia.
mtatyanasantos@gmail.com.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Santos, T. M. . dos . (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL OU ARRANJO CURRICULAR? Análise da Proposta de Educação Integral do Município de Salvador: doi.org/10.29327/217514.6.12-20. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 18. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/323