A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.322Palabras clave:
Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Processo de aprendizagem.Resumen
Esta pesquisa buscou apresentar a utilização das Tecnologias Assistivas, como metodologia facilitadora do processo de aprendizagem de educandos com deficiência. As observações se deram em uma escola pública municipal da Zona Leste de Manaus, através de uma pesquisa fenomenológica, de abordagem qualitativa, onde utilizou-se das técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada, com o objetivo geral de analisar as contribuições das Tecnologias Assistivas no empoderamento do processo de aprendizagem de educandos com deficiência. O conceito de Tecnologia Assistiva é ainda novo, sendo ele utilizado para identificar toda gama de recursos e serviços que contribuem na promoção e/ou potencialização das habilidades funcionais de pessoas com deficiência, e, consequentemente, a promoção da vida independente deste público. No âmbito educacional, favorece a acessibilidade e o desenvolvimento de habilidades para aprendizagem do educando com necessidade educacional especial. Como resultado desta pesquisa, percebemos que toda a gama de serviços, recursos e práticas pedagógicas, advindas da tecnologia assistiva, favorece uma vida mais autônoma e independente ao educando com deficiência, contribuindo com uma maior qualidade de vida, inclusão social, igualdade de direitos e o exercício da cidadania.
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