O PROFESSOR DO CAMPO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
doi.org/10.29327/217514.6.12-14
Palabras clave:
Professor do campo. Baixo-Acará. Precarização do trabalho docente.Resumen
O artigo é o relato de experiência do exercício da docência em escolas públicas que atende ribeirinho, quilombola, extrativistas do Município de Acará/PA, região do Baixo - Acará. O objetivo é descrever as situações enfrentadas pelos profissionais do magistério nesse período de pandemia da Covid 19. Bem como, narrar as mazelas da precarização do trabalho docente no século XXI, escancaradas pela pandemia histórica. O método utilizado no relato é o autobiográfico narrativo, o qual visa colaborar com a ciência da educação, trazendo novos conhecimentos e olhares sobre realidades e sujeitos. Durante a pandemia, os professores estão sendo cerceado do direito de participar do processo pedagógico, com imposições e ordens que reflete um sistema educacional verticalizado e autoritário, ignorando, inclusive, o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996. Espera-se com isso que outros professores se encorajem a usar a escrita para relatar situações como esta, até que consigamos através da reflexão e do diálogo unir forçar contra um sistema colonialista secular que precariza a escola, o trabalho docente, viola o direito à educação, principalmente, das populações tradicionais.
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