GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Rosiane Sousa Pereira Univates
  • Nilcéia Frausino da Silva Pinto Univates

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3046

Palabras clave:

Gestão democrática. Inclusão escolar . Pandemia da Covid-19.

Resumen

O presente artigo intitulado: Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a construção da Escola Inclusiva a partir da pandemia da covid-19, discorrem sobre as práticas desenvolvidas pela gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola da rede pública municipal. A problemática dessa pesquisa é: Como são desenvolvidas as práticas administrativas e pedagógicas da gestão democrática face à inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino comum a partir da pandemia. Nesse viés, o objetivo da pesquisa é relatar as ações desenvolvidas pela gestão e coordenação escolar na efetivação da inclusão e participação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem na escola comum a partir da pandemia. Para dialogar com a temática proposta realizou-se a abordagem teórica das políticas de inclusão escolar para alunos com deficiência, o papel do gestor e coordenação escolar e os caminhos a serem percorridos para a atuação da gestão escolar democrática e inclusiva. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica-leitura de livros, e-books, lives, análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico – PPP e o Projeto Gestor. Conclui-se que apesar de existirem vários documentos, entre decretos e leis federais que garantem uma educação com qualidade e equidade para os alunos com deficiência inseridos nas escolas comuns, a gestão e coordenação escolar ainda tem dificuldades em efetivar esse direito. Ainda que esse direito esteja destacado nas propostas do Projeto Político Pedagógico e do Projeto Gestor (Democrático) sua aplicabilidade está distante da realidade, ora por falta de comprometimento dos envolvidos (professores e gestão escolar) ora por não haver uma construção coletiva do PPP que busque alternativas pedagógicas sanar as barreiras ocasionadas pela deficiência.

Biografía del autor/a

Rosiane Sousa Pereira, Univates

(Univates) E-mail:  rosiane.pereira@universo.univates.br

Nilcéia Frausino da Silva Pinto, Univates

Graduada em LETRAS.  Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva. Especialização em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais. Especialização em Neuropsicopedagogia Educação Especial/Educação Inclusiva. Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional. Mestranda em Ensino pela Univates. E-mail: nilceia.pinto@universo.univates.br.

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

Pereira, R. S. ., & Pinto, N. F. da S. . (2021). GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3320–3334. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3046