INCLUSÃO DE NOÇÕES DE DIREITO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Josino Paulino Neto UNITINS
  • Maira Regina de Carvalho Alexandre Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2759

Palabras clave:

Educação. Ensino Jurídico. Implementação.

Resumen

O presente trabalho aborda o acesso à educação. Nessa linha, propondo a possibilidade de inclusão do ensino jurídico na grade curricular do nível médio, partindo do direito à educação assegurado pelo ordenamento jurídico brasileiro que viabiliza um ensino mais complexo e dinâmico, além de habituar os alunos a noções de matérias que são essenciais para o convívio social. Somado a isso, um bom saber sobre o direito é um meio para se chegar à justiça, e nessa perspectiva, enquadra-se nos moldes da proposta de se incluir noções básicas de direito na grade curricular de ensino, que se apresenta como adequada, expressiva e essencial, pois a instrução jurídica, tem como objetivo mesmo que em um nível básico, o exercício da cidadania, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes de forma extensiva e antecipada aos níveis de graduação. Desse modo, a metodologia de adaptação educacional de matérias bases do direito supririam aspectos expressivos na reeducação dos jovens brasileiros. Tarefa à qual, se dividiria em selecionar as áreas jurídicas que mais beneficiaria a instituição, além de debates e avaliações de desenvolvimento educacional.Por fim, o intuito da instrução jurídica pela implementação de matérias na grade curricular não se limitaria aos parâmetros educacionais, mas se estenderia a sociedade de uma forma abrangente, uma vez que a adaptação do projeto tornaria os cidadãos mais habituados aos conhecimentos jurídicos disseminando essa ideologia de uma forma indireta.

Biografía del autor/a

Josino Paulino Neto, UNITINS

Graduando em Direito pela UNITINS.

Maira Regina de Carvalho Alexandre, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Graduação em Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) Campus de Augustinópolis. Advogada. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0241426848139231. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1533-9026. E-mail: mairaregina2011@gmail.com.

Publicado

2021-11-04

Cómo citar

Paulino Neto, J. ., & Alexandre, M. R. de C. . (2021). INCLUSÃO DE NOÇÕES DE DIREITO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2132–2147. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2759