O ATENDIMENTO PRESTADO PELOS PROFESSORES EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA, ÀS CRIANÇAS NA PRÉ ESCOLA: CONFECÇÃO DE UMA CARTILHA ILUSTRADA

Autores/as

  • Monica Resende de Abreu Universidade de Mogi das Cruzes
  • Vanessa da Lapa Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2676

Palabras clave:

Primeiros Socorros. Prevenção de acidente. Preparação para situações de emergência.

Resumen

Introdução: Os primeiros socorros são definidos como a ação realizada contra a vítima diante de uma emergência. Normalmente, como a chegada dos profissionais de saúde pode demorar, essas ações precisam ser realizadas por quem presencia a situação no local. Portanto, é necessário capacitar a população e assumir o papel de operadora de emergência em diversas situações. Objetivo: Aprimorar os conhecimentos dos professores diante de uma situação de urgência e emergência e Desenvolver uma cartilha ilustrativa com ações de primeiros socorros. Desenvolvimento: O aprendizado de técnicas de primeiros socorros é primordial para os professores para auxiliar em condutas, ao cuidar de um aluno doente, administrar medicamentos, verificar a temperatura, checar frequência cardíaca (FC) e respiratória (FR), aferir pressão arterial (PA), entre outros cuidados básicos e importantes, até mesmo realizar condutas mediante de: fraturas de extremidades, luxação, obstrução de vias aéreas, crise convulsiva, hemorragia e sangramento, queimaduras, ferimentos, epistaxe, parada cardiorrespiratória, síncope e desmaios, que são os casos mais frequentes de acidentes no meio escolar. Metodo: Para a realização dessa cartilha, foi adotado o método de pesquisa exploratória e abordagem qualitativa dos dados. As pesquisas foram realizadas através indexadores online: Google Acadêmico, biblioteca virtual da saúde, scientific electronic library online- Scielo. Discussão: A interação da criança no ambiente escolar, tem que ser movido por prevenção então o preparo para os acidentes mais acometidos dentro de uma escola deve se ter um preparo. Conclusão: A importância da educação em saúde em primeiros socorros está associada a necessidade do atendimento de vítimas que precisam de cuidados imediatos e pela necessidade de uma assistência rápida e qualificada.

Biografía del autor/a

Monica Resende de Abreu, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduação de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail: monica_resende26@hotmail.com.

Vanessa da Lapa Silva

Mestre em enfermagem do trabalho em CC. Especialista em CC. Professora da universidade de Mogi das cruzes. E-mail: van.2508.vs@gmail.com

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Abreu, M. R. de ., & Silva, V. da L. . (2021). O ATENDIMENTO PRESTADO PELOS PROFESSORES EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA, ÀS CRIANÇAS NA PRÉ ESCOLA: CONFECÇÃO DE UMA CARTILHA ILUSTRADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1484–1503. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2676