A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

Autores/as

  • Darley Kury Marques de Amorim Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Elaine Aparecida Bernardo Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Jarliene Patrício da Cruz Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Joelma Campos Rodrigues Pontes Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT
  • Kelsilene Priste Gomes Borsonaro Instituto Vargrandense de Educação – IVE
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís
  • Maricelia Aparecida Paula Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2631

Palabras clave:

: Dança. Séries Iniciais. Escola. Professor.

Resumen

O presente artigo tem como tema a importância da Dança nas Séries Iniciais, ou seja, o mesmo pretende mostrar a dança na escola e a importância que ela tem exercido no currículo escolar. Este artigo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, procurando o conhecimento acerca dos objetivos da dança no Ensino Fundamental, bem como o modo em que ela está sendo trabalhada nessas aulas. O mesmo tem como objetivo avaliar como o professor pode explorar o conteúdo de dança nas aulas escolar. A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica com livros, artigos, sites que tratam sobre o tema. A sua elaboração justifica-se na medida em que busca enfatizar a importância da dança não apenas nos eventos da escola, mas como desenvolvimento, conhecimento e interação entre aluno e professor. Contudo a maioria dos professores avalia seus alunos nas datas festivas escolares, utilizando a dança apenas como um modo avaliativo. É importante que o professor procure conhecimentos e traga à dança em suas aulas, fazendo com que os alunos percebam sua importância. Concluímos que ainda é necessário que exista uma melhoria significativa neste sentido para que sejam capazes de implantar este tema nos conteúdos escolares como os demais conteúdos. 

Biografía del autor/a

Darley Kury Marques de Amorim, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Elaine Aparecida Bernardo, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grossso – UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Jarliene Patrício da Cruz, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Joelma Campos Rodrigues Pontes, Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT

Kelsilene Priste Gomes Borsonaro , Instituto Vargrandense de Educação – IVE

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE, Especialista em Educação Especial e Inclusão pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Maricelia Aparecida Paula, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pelo Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST.

Publicado

2021-10-29

Cómo citar

Amorim, D. K. M. de ., Bernardo, E. A. ., Cruz, J. P. da ., Pontes, J. C. R. ., Borsonaro , K. P. G. ., Dutra, L. H. N. ., & Paula, M. A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1502–1507. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2631