PERFIL NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE SERVIDORES PÚBLICOS ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ

Autores/as

  • Marilia Aita Isquierdo Brianeze Centro Universitário de Várzea Grande
  • Marina Satie Taki UNIVAG
  • Jackeline Corrêa França de Arruda Bodnar Massad Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24598

Palabras clave:

Comportamento alimentar. Alimentação. Estado nutricional.

Resumen

 

Introdução: O comportamento alimentar envolve diversas variáveis que o definem e o influenciam. Ele também está relacionado aos fatores socioeconômicos, sendo estes, relevantes nas escolhas alimentares e acesso aos alimentos. Uma alimentação baseada em produtos com altos índices de calorias, carboidratos simples e gordura interferem na saúde do indivíduo que a adota e pode levar ao desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas. O funcionário público é uma pessoa que possui certo poder aquisitivo e estabilidade financeira, estes fatores podem influenciar as suas escolhas alimentares. Conhecer o comportamento alimentar e estado nutricional de um grupo ou indivíduo é fundamental para que medidas educativas sejam planejadas, aplicadas e colaborem com uma melhora da qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Analisar o comportamento alimentar de servidores públicos adultos e seus respectivos estados nutricionais. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, que foi realizado no município de Cuiabá - Mato Grosso, Brasil, com 174 servidores públicos adultos, na faixa etária de 20 a 59 anos de ambos os sexos. O instrumento utilizado para o levantamento dos dados se deu por um questionário adaptado com 29 perguntas, viabilizado através da plataforma eletrônica Google Forms, é dividido em duas partes, sendo a primeira com 7 perguntas com finalidade de caracterizar informações gerais e a segunda parte, com 22 perguntas de foco investigativo acerca dos aspectos do comportamento alimentar, através do questionário Intuitive eating scale -2 (IES-2), desenvolvido por Tylka e  Kroon van Diest (2013). Esses dados foram tabulados através da plataforma eletrônica Google Forms. Resultados: Participaram da pesquisa 174 servidores, sendo 60,3%% do sexo feminino e 39,7% do sexo masculino. Com relação aos indivíduos do sexo masculino, 1,4% apreentaram estado nutricional de desnutrição, 23,2% eutrofia, 60,9% sobrepeso e 14,5% obesidade. Já os participantes do sexo feminino, 1,0% apresentou estado nutricional de desnutrição, 61% eutrofia, 22,9% sobrepeso e 15,2% obesidade. Conclusão: Este estudo investigou o comportamento alimentar de servidores públicos com diferentes estados nutricionais. Os resultados indicaram que, em relação ao estado nutricional, a maioria dos indivíduos apresentavam sobrepeso ou obesidade. Também foi observado que entre os indivíduos que apresentavam estado nutricional de eutrofia houve um comportamento alimentar mais motivado por razões físicas do que emocionais e, em relação à faixa etária desses participantes, os mais velhos apresentaram um comportamento alimentar ainda mais motivado por  razões físicas. Educação nutricional e uma boa condição financeira influenciam positivamente as escolhas alimentares, contribuindo para manutenção do estado nutricional de eutrofia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilia Aita Isquierdo Brianeze, Centro Universitário de Várzea Grande

Bacharel em Nutrição, UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande.

Marina Satie Taki, UNIVAG

Orientadora: Bacharel em Nutrição, Mestre em Biociências, Docente do Curso de Nutrição do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande. 

Jackeline Corrêa França de Arruda Bodnar Massad, Universidade Federal de Mato Grosso

Coorientadora: Bacharel em Nutrição, Mestre em Saúde Coletiva,  Doutora em Saúde Coletiva. Docente do Programa de Pós Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo da Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2026-03-09

Cómo citar

Brianeze, M. A. I., Taki, M. S., & Massad, J. C. F. de A. B. (2026). PERFIL NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE SERVIDORES PÚBLICOS ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(3), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24598