ANÁLISE DE PROJETOS DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Flávia Silva de Almeida
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2415

Palabras clave:

Projetos. Meio ambiente. Escola.

Resumen

No trabalho abordado foi realizado a análise de projetos que envolvem a questão do meio ambiente com o objetivo de obter o conhecimento científico e a melhoria do ensino aprendizagem no ambiente escolar, bem como a capacidade de torna-se um cidadão crítico nas escolhas previstas e no âmbito do protagonismo do aluno que se compromete com o trabalho em questão, principalmente em tempos de globalização é percebido a necessidade de qualidade no ensino aprendizagem no contexto escolar. O objetivo específico é planejar e executar os projetos interdisciplinares na escola; estimular os educandos na participação dos projetos elaborados para construção dos seus saberes: éticos, estéticos e políticos, e envolver os participantes dos projetos no desenvolvimento da própria criticidade sobre o assunto abordado. A partir do objetivo geral e específicos surge a justificativa do trabalho, pois algumas escolas planejam projetos interdisciplinares durante a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), por outro lado poucas escolas que constroem o planejamento no PPP não os executam. As problemáticas do trabalho desenvolvido são sobre “Como tem sido realizado os projetos do meio ambiente na escola?”. “Qual a necessidade de ter conhecimento e mudança da postura dos professores em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável? Dentre as hipóteses que foram observadas são: Os conteúdos são prioridades no cotidiano dos docentes, não havendo um espaço de tempo para aplicação de projetos, além do calendário de provas, existe projetos e provas externas pré-existentes nas escolas públicas que tomam bastante tempo não possibilitando a prática do mesmo. A metodologia tem um itinerário de revisão sistematizado da literatura, na qual serviu de referências para buscas nos sites de teses e dissertações, bem como publicação em revistas, jornais, a fim de buscar alternativas de projetos eficazes ou não para o meio ambiente em meio ao contexto vivido. O presente trabalho se baseou nos seguintes autores: O uso de projetos na escola tem como finalidade trazer a realidade para o âmago da sala de aula, com o objetivo da aprendizagem”, (SANTANNA, 2014, p. 30), e BARBA (2016) afirma que o estudo sobre meio ambiente na escola é recente e pouco visto, uma vez que é considerado pelo autor como “déficit de natureza. Os projetos são um instrumento de grande valia no meio escolar.

Biografía del autor/a

Flávia Silva de Almeida

Graduada em letras, especialização em lingüística e ensino da língua portuguesa, atua como professora de língua portuguesa na prefeitura do Recife.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UNIBRA

Alpha Faculdade e Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA, Brasil, email: gusmao.diogenes@gmail.com.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Almeida, F. S. de ., & Coutinho, D. J. G. . . (2021). ANÁLISE DE PROJETOS DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 523–534. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2415