TECNOLOGIA RENOVADORA DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA ÁREA DA SAÚDE: ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM SAÚDE

Autores/as

  • Silvia Evangelista Santos UNIFESP
  • Matheus Carvalho Viana Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2413

Palabras clave:

Enfermagem. Informática em saúde. Prontuário Eletrônico. Informática em Enfermagem.

Resumen

Objetivo: Descrever as vantagens e desvantagens da utilização do prontuário eletrônico do paciente na área da saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de referencial bibliográfico, com artigos publicados no período de 2013 a 2018, coletados nas seguintes bases de dados da LILACS e SCIELO. Resultados: Foram selecionados sete artigos, segundo os critérios de inclusão e exclusão para a leitura completa. Evidenciou-se que os profissionais reconhecem a importância do PEP na área hospitalar e a utilizam em diversos aspectos, contudo ainda encontram limitações quando á seu uso. Conclusão: Verificou-se o reconhecimento da importância do uso do PEP por parte dos profissionais da saúde em unidades hospitalares, porém destaca-se quem nem sempre o profissional está apto a sua utilização ou a instituição está apta a colocá-lo em prática, sendo necessário um árduo trabalho por parte das instituições de ensino e do departamento de educação continuada das instituições.

Biografía del autor/a

Silvia Evangelista Santos, UNIFESP

Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em Enfermagem pela Unifesp. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES, São Paulo (SP), Brasil.

Matheus Carvalho Viana, Universidade Federal de São João Del-Rei

Professor Doutor. Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, São João Del-Rei (MG), Brasil.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Santos, S. E. ., & Viana, M. C. . (2021). TECNOLOGIA RENOVADORA DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA ÁREA DA SAÚDE: ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 300–306. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2413