A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR REGENTE E DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM CAMINHO FACILITADOR AO APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Sylvia Fernanda Costa Santiago Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2385

Palabras clave:

Inclusão-aluno com deficiência-professor. regente-professor de atendimento educacional especializado.

Resumen

Este artigo propõe-se a avaliar a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula regular e as funcionalidades dos professores regentes e dos professores de atendimento educacional especializado, bem como os desafios encontrados por esses profissionais, ressaltando a importância do trabalho em conjunto do professor regente e do professor de atendimento educacional especializado para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. Nesse contexto, foi realizado um breve levantamento sobre a legislação brasileira acerca da inclusão da pessoa com deficiência e educação especial. Também apresenta um estudo realizado em uma escola pública municipal que atende alunos com deficiência em sala de aula regular através de questionários de entrevistas que foram aplicados aos professores que fazem acompanhamento com os alunos com deficiência. Conclui-se ressaltando a importância do trabalho conjunto do professor regular e do professor de atendimento educacional especializado como prática facilitadora para o aprendizado desses alunos, a fim de promover um ensino inclusivo e de qualidade, eliminando barreiras e garantindo o processo educacional e social dos alunos com deficiência.

Biografía del autor/a

Sylvia Fernanda Costa Santiago, Christian Business School

Professora de Letras, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Christian Business School. E-mail: sylviasantiagoeja@gmail.com.

Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Santiago, S. F. C. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR REGENTE E DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM CAMINHO FACILITADOR AO APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 197–210. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2385