A IMPLEMENTAÇÃO DE CÂMERAS CORPORAIS NO SERVIÇO POLICIAL DO AMAZONAS: IMPACTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Kairo Rodolfo de Carvalho Polícia Militar do Amazonas
  • Laércio Jandir Arndt Universidade do Estado do Amazonas
  • Denison Melo de Aguiar Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23470

Palabras clave:

Câmeras corporais. Polícia Militar do Amazonas. Transparência policial. Tecnologia policial. Tecnologia na segurança pública. Amazonia. Gestão policial. Policiamento ostensivo.

Resumen

O uso de câmeras corporais pelas Policias Militares tem se consolidado como uma ferramenta de estratégia para a trasparência, a legitimidade e a efeciência operacional das acões de segurança pública no Brasi. No contexto da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a adoção dessa tecnologia enfrenta desafios específicos, relacionados as particulariedades geográficas do estado, as limitações de infraestrutura tecnológica e aos custos de implementação. Apesar dessas barreiras, evidências nacionais  e internacionais demostram que o uso de câmeras corporais contribui para a redução de conflitos, qualificação da produção de provas, proteção jurídica de policiais e cidadãos, bem como para o aprimoramento dos mecanismos de controle e governaça policial.Este artigo analisa às dificuldades e perspectivas para a consolidacao do uso das câmeras corporais na PMAM, destacando os ponteciais benefícios para a modernização da segurança publica no cenário amazônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kairo Rodolfo de Carvalho, Polícia Militar do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas, Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão pela UEA.

Laércio Jandir Arndt, Universidade do Estado do Amazonas

Especialista em Gestão Pública aplicada à Segurança e Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Denison Melo de Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutor em Direito pela UniSalento (Itália-2025). Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de Soluções de Conflitos (MArbiC UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA- UEA). Coordenador da Clínica de Direito LGBT (CLGBT-UEA). Coordenador do Núcleo de Produção Científica e Editoração do curso de Direito da UEA (NEDIR-UEA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM).

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Carvalho, K. R. de, Arndt, L. J., & Aguiar, D. M. de. (2025). A IMPLEMENTAÇÃO DE CÂMERAS CORPORAIS NO SERVIÇO POLICIAL DO AMAZONAS: IMPACTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6745–6759. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23470