A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Uelinton Santos de Sousa Must University
  • Sileide Lopes Soares Must University
  • Marciley Pereira dos Santos Oliveira Universidad Internacional Tres Fronteras
  • Aline Karen Martins Monteiro
  • Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim
  • Geraldo Evaristo Pessoa Júnior

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23409

Palabras clave:

Formação de professores. Inovação educacional. Tecnologias digitais. Neurociência. Práticas pedagógicas.

Resumen

O estudo teve como problema compreender de que maneira a formação de professores contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias digitais. Teve como objetivo geral analisar a formação docente na perspectiva da inovação educacional e tecnológica, considerando os aspectos teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise de livros, capítulos e artigos publicados entre 2017 e 2025. Os dados foram organizados e interpretados a partir de eixos temáticos que envolveram formação docente, inovação pedagógica, neurociência e cultura digital. Os resultados indicaram que a integração das tecnologias à prática pedagógica depende da formação contínua e humanizada do professor, do apoio institucional e da adequação das políticas públicas às realidades escolares. Verificou-se ainda que a inovação educacional está associada à capacidade docente de articular conhecimento técnico, sensibilidade e criatividade. Constatou-se que a relação entre neurociência e tecnologia favorece a compreensão dos processos cognitivos e emocionais do ensino e aprendizagem, contribuindo para práticas reflexivas e significativas. Concluiu-se que a formação docente voltada à inovação requer uma abordagem crítica e ética, sustentada pelo diálogo entre ciência, tecnologia e educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Uelinton Santos de Sousa, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST). 

Sileide Lopes Soares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Marciley Pereira dos Santos Oliveira, Universidad Internacional Tres Fronteras

Doutoranda em Ciências da Educação, Universidad Internacional Tres Fronteras. 

Aline Karen Martins Monteiro

Mestranda em Educação - Formação de Professores.

Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Geraldo Evaristo Pessoa Júnior

Mestrando em Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências.

 

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Moura, C. C. de, Sousa, U. S. de, Soares, S. L., Oliveira, M. P. dos S., Monteiro, A. K. M., Amorim, M. G. R. de O., & Pessoa Júnior, G. E. (2025). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4641–4656. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23409