A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23409Palavras-chave:
Formação de professores. Inovação educacional. Tecnologias digitais. Neurociência. Práticas pedagógicas.Resumo
O estudo teve como problema compreender de que maneira a formação de professores contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias digitais. Teve como objetivo geral analisar a formação docente na perspectiva da inovação educacional e tecnológica, considerando os aspectos teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise de livros, capítulos e artigos publicados entre 2017 e 2025. Os dados foram organizados e interpretados a partir de eixos temáticos que envolveram formação docente, inovação pedagógica, neurociência e cultura digital. Os resultados indicaram que a integração das tecnologias à prática pedagógica depende da formação contínua e humanizada do professor, do apoio institucional e da adequação das políticas públicas às realidades escolares. Verificou-se ainda que a inovação educacional está associada à capacidade docente de articular conhecimento técnico, sensibilidade e criatividade. Constatou-se que a relação entre neurociência e tecnologia favorece a compreensão dos processos cognitivos e emocionais do ensino e aprendizagem, contribuindo para práticas reflexivas e significativas. Concluiu-se que a formação docente voltada à inovação requer uma abordagem crítica e ética, sustentada pelo diálogo entre ciência, tecnologia e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY