LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23333Palabras clave:
Ludicidade. Educação Infantil. Desafios. Possibilidades.Resumen
A presente pesquisa teve como propósito compreender de que maneira a ludicidade se manifesta como recurso pedagógico na Educação Infantil, considerando seus desafios e potencialidades na prática docente. A pesquisa baseia-se em autores como Silva (2013), que defende que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e socialização e Freire (1996), que destaca a ludicidade como promotora da autonomia funcional da criança. O respectivo trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em uma escola pública (EM) no município de Escada – PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras participantes, denominadas P1 e P2. O campo de estudo conta com estrutura adequada à observação e práticas lúdicas. Os resultados evidenciam que o brincar facilita a aprendizagem, promove interação social e estimula o desenvolvimento emocional e cognitivo. A tese foi confirmada pelas docentes que reconhecem a importância da ludicidade como ferramenta pedagógica, sendo indispensável para tornar o ensino mais prazeroso e significativo, mesmo diante de desafios estruturais e formativos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY