A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E IMAGINATIVO DA CRIANÇA

Autores/as

  • Vanessa Lins Lemos Christian Business School
  • Aclene Luz Christian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Christian Business School
  • Aline Cristiane Gomes Cunha Christian Business School
  • Franciélen Braga Vainiarosk UNIA
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23224

Palabras clave:

Contação de histórias. Desenvolvimento cognitivo. Imaginação. Educação infantil. Linguagem.

Resumen

A contação de histórias constitui um recurso pedagógico fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Este estudo analisa a influência das narrativas orais no desenvolvimento cognitivo e imaginativo infantil, destacando sua contribuição para a formação do pensamento simbólico, para a ampliação do vocabulário e para o fortalecimento das habilidades socioemocionais. Por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, foram examinadas obras e artigos que discutem o papel da literatura e das narrativas na aprendizagem. Os resultados evidenciam que a contação de histórias potencializa a criatividade, favorece a compreensão do mundo e estimula processos mentais como memória, atenção e elaboração simbólica. Além disso, fortalece vínculos afetivos e contribui para a formação emocional das crianças, ao oferecer modelos simbólicos que auxiliam na interpretação de experiências e na construção da identidade. O estudo reforça a importância de integrar a narrativa oral ao cotidiano escolar de forma intencional, articulando-a com os fundamentos da Educação Infantil e com práticas pedagógicas humanizadas. Defende-se, ainda, a valorização de espaços, materiais e formações docentes que ampliem as possibilidades de uso da literatura como ferramenta indispensável para uma aprendizagem significativa e integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Lins Lemos, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pedagoga; Especialista em Pedagogia Empresarial; Psicopedagogia Institucional e Orientação Escolar. 

Aclene Luz, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Chistian Business School; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, AEE – Atendimento Educacional Especializado; Neuropsicopedagogia institucional e clínica; Gestão, Orientação, Supervisão Educacional com Ênfase em Psicologia. 

Aliana Daveli de Oliveira, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Especialista em AEE- Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia  pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA.

Aline Cristiane Gomes Cunha, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Graduada em Matemática e Pedagogia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional.  

Franciélen Braga Vainiarosk, UNIA

Bacharel em Direito pela Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr; Pós Graduada em Didática, Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pelo Centro Universitário de Santo André - UNIA.

Sandra Maria Daveli Sampaio, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; com Licenciatura em Matemática; Pedagogia e em Educação Especial; Especialista em Educação Matemática com ênfase em Matemática Financeira; Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção); Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusão. 

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Lemos, V. L., Luz, A., Oliveira, A. D. de, Cunha, A. C. G., Vainiarosk, F. B., & Sampaio, S. M. D. (2025). A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E IMAGINATIVO DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4489–4510. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23224