A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E IMAGINATIVO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23224Palabras clave:
Contação de histórias. Desenvolvimento cognitivo. Imaginação. Educação infantil. Linguagem.Resumen
A contação de histórias constitui um recurso pedagógico fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Este estudo analisa a influência das narrativas orais no desenvolvimento cognitivo e imaginativo infantil, destacando sua contribuição para a formação do pensamento simbólico, para a ampliação do vocabulário e para o fortalecimento das habilidades socioemocionais. Por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, foram examinadas obras e artigos que discutem o papel da literatura e das narrativas na aprendizagem. Os resultados evidenciam que a contação de histórias potencializa a criatividade, favorece a compreensão do mundo e estimula processos mentais como memória, atenção e elaboração simbólica. Além disso, fortalece vínculos afetivos e contribui para a formação emocional das crianças, ao oferecer modelos simbólicos que auxiliam na interpretação de experiências e na construção da identidade. O estudo reforça a importância de integrar a narrativa oral ao cotidiano escolar de forma intencional, articulando-a com os fundamentos da Educação Infantil e com práticas pedagógicas humanizadas. Defende-se, ainda, a valorização de espaços, materiais e formações docentes que ampliem as possibilidades de uso da literatura como ferramenta indispensável para uma aprendizagem significativa e integral.
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