INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA SALA DE AULA: ENTRE O POTENCIAL E OS DESAFIOS DO COTIDIANO

Autores/as

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Lidiane de Sousa Coutinho Must University
  • Nilza Alves Franco Mardonis Must University
  • Lucian Carlos Azevedo de Souza Must University
  • Sandra Borges Campos Must University
  • Rosimar Flegler Cesar Cometti FICS
  • Marcilene Barbosa Prates Must University
  • Sara Rodrigues Roque Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23190

Palabras clave:

Integração tecnológica. Prática docente. Aprendizagem. Inovação pedagógica. Desafios educacionais.

Resumen

O estudo abordou a integração das tecnologias na sala de aula, considerando os desafios e os limites enfrentados pelos professores no contexto educacional contemporâneo. Partiu-se do problema de pesquisa que questionou de que maneira o uso das tecnologias educacionais poderia ser incorporado ao cotidiano escolar, observando seus impactos e dificuldades práticas. Teve como objetivo geral analisar as potencialidades e os desafios da integração tecnológica no ensino, destacando os limites da prática docente diante das transformações digitais. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica, por meio da análise de produções acadêmicas recentes que discutem o uso das tecnologias no ambiente escolar. O desenvolvimento evidenciou que, embora as tecnologias ampliem as possibilidades pedagógicas, sua efetividade depende da mediação crítica do professor e de condições estruturais adequadas. Os achados demonstraram que a formação docente contínua, o planejamento pedagógico e a infraestrutura são elementos essenciais para o uso significativo dos recursos digitais. Concluiu-se que a tecnologia pode favorecer a aprendizagem e a inclusão quando aplicada de forma intencional e reflexiva. O estudo contribuiu para ampliar o debate sobre o papel das tecnologias na educação e indicou a necessidade de novas investigações que aprofundem as práticas docentes e as políticas públicas voltadas à integração tecnológica no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Lidiane de Sousa Coutinho, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Nilza Alves Franco Mardonis, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Lucian Carlos Azevedo de Souza, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Sandra Borges Campos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Rosimar Flegler Cesar Cometti, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Marcilene Barbosa Prates, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sara Rodrigues Roque, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Moura, C. C. de, Coutinho, L. de S., Mardonis, N. A. F., Souza, L. C. A. de, Campos, S. B., Cometti, R. F. C., … Roque, S. R. (2025). INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA SALA DE AULA: ENTRE O POTENCIAL E OS DESAFIOS DO COTIDIANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1538–1546. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23190