OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23163Palabras clave:
Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental. Desafios Educacionais.Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e a possibilidades de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamentada em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e natureza descritiva, a investigação baseia-se em autores clássicos e contemporâneos como Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2021), Morais (2012), Vygotsky (1998), além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Os resultados da análise apontam que os principais desafios envolvem a heterogeneidade das turmas, a formação inicial e continuada dos professores, a carência de recursos pedagógicos, as desigualdades socioeconômicas e que para enfrentar é necessário adotar uma metodologia centrada no aluno, considerando seu processo de aprendizagem de forma concreta onde ele possa vivenciar e construir de forma significativa sua alfabetização e seu letramento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY