EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO PARA CRIANÇAS COM TEA

Autores/as

  • Francisca Vitória de Medeiros Araújo
  • Heloyse Laysa da Silva Santos
  • Iris Santos Silva Azevedo UNICEPLAC
  • Kaliene de Souza Guimarães
  • Lindineide Gonçalves Prudêncio
  • Maria Misaely Lucena Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23120

Palabras clave:

Estratégias pedagógicas. Educação inclusiva. Alfabetização.

Resumen

Este artigo analisa o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando os desafios enfrentados e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para promover uma educação inclusiva e eficaz. Fundamentado em autores como Ferreiro, Freire, Soares e Brougère, o estudo discute os conceitos de alfabetização, letramento e inclusão, destacando a importância de práticas adaptadas às necessidades específicas dos alunos com TEA. A pesquisa foi realizada por meio de uma intervenção prática aplicada em uma turma da educação infantil, com atividades lúdicas planejadas para estimular a linguagem, a percepção visual, a atenção, a consciência fonológica e o raciocínio lógico. As ações foram desenvolvidas de forma individualizada, utilizando materiais concretos como bonecos das emoções, tampinhas com sílabas e dados silábicos, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa e respeitar o ritmo de cada criança. Os resultados indicaram avanços importantes nas habilidades cognitivas e sociais do aluno, revelando o potencial das práticas pedagógicas lúdicas no contexto da alfabetização inclusiva. Conclui-se que o sucesso nesse processo depende do planejamento, da escuta sensível e da formação continuada dos professores, sendo essencial o compromisso com a construção de uma escola que valorize a diversidade e garanta o direito à aprendizagem de todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Vitória de Medeiros Araújo

Neuropsicopedagogia.

Heloyse Laysa da Silva Santos

Educação Especial. 

Iris Santos Silva Azevedo, UNICEPLAC

Especialista em Atendimento Educacional Especializado.

Kaliene de Souza Guimarães

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínico. 

Lindineide Gonçalves Prudêncio

Neuropedagogia. 

Maria Misaely Lucena Araújo

Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Araújo, F. V. de M., Santos, H. L. da S., Azevedo, I. S. S., Guimarães, K. de S., Prudêncio, L. G., & Araújo, M. M. L. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO PARA CRIANÇAS COM TEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6022–6033. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23120