GUARDA COMPARTILHADA COMO MECANISMO DE PREVENÇÃO E COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL

Autores/as

  • Kelvia Santos Pereira Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça
  • Laila Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23067

Palabras clave:

Guarda compartilhada. Alienação parental. Direito de família. Melhor interesse da criança. Convivência familiar.

Resumen

A dissolução das relações conjugais é um fenômeno crescente no Brasil, acarretando desafios na definição da guarda dos filhos. Nesse contexto, a alienação parental surge como um problema que prejudica o desenvolvimento emocional da criança e fere princípios constitucionais, como o melhor interesse do menor. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a guarda compartilhada atua como instrumento eficaz na prevenção e combate à alienação parental, preservando os direitos da criança e do adolescente. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica, análise doutrinária, legislação vigente, bem como jurisprudências recentes do STJ e do STF. Resultados: Observa-se que a guarda compartilhada, quando aplicada de forma efetiva, minimiza os riscos de alienação parental, proporcionando à criança convívio equilibrado com ambos os genitores. No entanto, sua eficácia depende da cooperação entre as partes e da atuação do Judiciário na fiscalização e efetivação dos direitos. Conclusão: Conclui-se que a guarda compartilhada se mostra uma ferramenta indispensável na promoção do bem-estar da criança e na mitigação dos efeitos da alienação parental, desde que acompanhada de políticas públicas, orientação familiar e fiscalização contínua.

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Biografía del autor/a

Kelvia Santos Pereira, Faculdade Mauá

Graduanda do curso de Direito da Faculdade Mauá.

Francisco Cardoso Mendonça

Ms.

Laila Araújo

Professora Especialista.

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Pereira, K. S., Mendonça, F. C., & Araújo, L. (2025). GUARDA COMPARTILHADA COMO MECANISMO DE PREVENÇÃO E COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4452–4461. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23067