ROBÓTICA APLICADA À ANÁLISE DA CAPACIDADE COGNITIVA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS COM TEA E TDAH EM UMA CRECHE DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autores/as

  • Giovanna Gabriele Oliveira Silva Rocha Centro Universitário CEST
  • Vitor Hugo Gonçalves Pereira Centro Universitário CEST
  • Edilson Carlos Silva Lima Centro Universitário CEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23013

Palabras clave:

Robótica educacional. Deficiência intelectual. Estudo de caso. Abordagem mista. Inclusão pedagógica.

Resumen

: A robótica educacional tem se destacado como ferramenta promissora no estímulo ao raciocínio lógico, à criatividade e à tomada de decisões, especialmente em contextos de inclusão. O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar um robô interativo voltado ao estímulo das funções cognitivas de crianças com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, delineada como estudo de caso e realizada com um grupo de crianças atendidas por uma instituição especializada. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, combinando entrevistas semiestruturadas com educadores e a aplicação de questionários estruturados para a mensuração de indicadores cognitivos. Os dados foram coletados por meio de observação participante, registros de desempenho e análise documental. O robô, denominado Robus, foi desenvolvido com base no modelo do "Robô Rato", utilizando sensores de distância, motores de tração e estrutura em impressão 3D, programado em plataforma Arduino. Os resultados indicaram melhora significativa na concentração, no planejamento estratégico e no raciocínio lógico dos participantes, evidenciada tanto por relatos qualitativos quanto por dados estatísticos descritivos. Conclui-se que a proposta apresenta viabilidade técnica e potencial como recurso pedagógico inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual e ampliando as possibilidades de intervenção educacional lúdica e acessível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovanna Gabriele Oliveira Silva Rocha, Centro Universitário CEST

Discente do curso de Sistema de Informação do Centro Universitário CEST.

Vitor Hugo Gonçalves Pereira, Centro Universitário CEST

Discente do curso de Sistema de Informação do Centro Universitário CEST.

Edilson Carlos Silva Lima, Centro Universitário CEST

Orientador, Docente do curso de Sistema de Informação do Centro Universitário CEST.

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Rocha, G. G. O. S., Pereira, V. H. G., & Lima, E. C. S. (2025). ROBÓTICA APLICADA À ANÁLISE DA CAPACIDADE COGNITIVA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS COM TEA E TDAH EM UMA CRECHE DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2873–2885. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23013