A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL OFERTADA AOS SERVIDORES PELA ESCOLA JUDICIAL DE PERNAMBUCO –ESMAPE, PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO – TJPE

Autores/as

  • Maria Célia Gomes Vasconcelos Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22988

Palabras clave:

Sensibilização. Conscientização. Gestão Ambiental. Poder Judiciário.

Resumen

A educação ambiental é essencial para formação de um processo de mudança comportamental, sensibilização e conscientização para a preservação dos recursos naturais e consequente melhoria na qualidade de vida no planeta. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), como órgão público, tem o dever constitucional de adotar políticas e práticas sustentáveis. A Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), é o órgão oficial de ensino e aprendizagem do TJPE, e, entre outras capacitações, oferece cursos com a temática da sustentabilidade. Neste sentido, este estudo tem o objetivo de analisar como a Educação Ambiental oferecida pela Esmape pode influenciar a integração de práticas sustentáveis nas atividades administrativas e judiciais do TJPE, promovendo uma cultura institucional de responsabilidade ambiental. A pesquisa foi realizada com servidores do TJPE que realizaram cursos com a temática da sustentabilidade, no período de 2022 a 2023. Trata–se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, de procedimento técnico documental e bibliográfico. A coleta de dados foi realizada através de um questionário composto por 9 (nove) questões fechadas e abertas, aplicado de forma on-line, pela ferramenta Google Forms. Os resultados mostraram que o meio pelo qual a Esmape divulga os seus cursos é bastante eficaz. A maioria dos servidores buscou os cursos por interesse na sustentabilidade e já dispunham de algum conhecimento sobre os temas discutidos. A maioria também afirmou ter compreendido a importância e mudado a visão que tinham a respeito da sustentabilidade, a partir do curso. No entanto, mostraram a necessidade de mais cursos, considerando que o tema é bastante abrangente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Célia Gomes Vasconcelos, Veni Creator Christian University

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará-UFC; com especialização em Controladoria, também pela UFC. Mestre em Ciências da Educação, pela Veni Creator Christian University. Trabalha na instituição Tribunal de Justiça de Pernambuco, no cargo de Analista Judiciário.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora e mestre em geografia pela UFPE. Atua como professora no IFPE, UFPE, ESUDA e Veni Creator Christian University. Trabalha com as linhas de pesquisas relacionadas às comunidades quilombolas e o estudo do negro em geral e com tecnologias da educação. Autora do livro Conflitos identitários e territoriais da comunicação quilombola Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho.  

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Vasconcelos, M. C. G., & Santos, M. P. M. dos. (2025). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL OFERTADA AOS SERVIDORES PELA ESCOLA JUDICIAL DE PERNAMBUCO –ESMAPE, PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO – TJPE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2836–2859. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22988